| |

Folha 2 5m de leitura

Morre Bo Goldman, roteirista de 'Um Estranho no Ninho"

Morte foi confirmada pelo seu genro, Todd Field, diretor do filme "Tar'

ATUALIZAÇÃO
27 de julho de 2023

Folhapress
AUTOR

São Paulo - Robert Goldman, conhecido como Bo Goldman, morreu nesta terça-feira (27) em Helendale, na Califórnia, aos 90 anos. Todd Field, seu genro e diretor de "Tar", confirmou a morte mas não deu detalhes sobre a causa.

Goldman levou o Oscar de melhor roteiro por "Um Estranho no Ninho", em 1975 e por "Melvin and Howard", de 1980.

A primeira estatueta premiou seu segundo roteiro para o cinema, trabalho resultante de um convite do diretor Milos Forman que, pouco antes, ficara impressionado com o texto de "Shoot The Moon", primeiro roteiro de Goldman. Foi então que o roteirista adaptou o romance Ken Kesey, que nas telonas teve Jack Nicholson como protagonista, interpretando um paciente psiquiátrico rebelde em uma clinica.

O longa foi eleito melhor filme naquele ano, além de render Oscars para Forman, Nicholson e Louise Fletcher, que interpretou a enfermeira Ratched.

Apesar do sucesso, Goldman seguia inseguro como escritor. "Afinal de contas, eu havia adaptado o trabalho de outra pessoa. Será que era realmente meu?", escreveu em 1981 ao The New York Times. Kesey, escritor do livro, chegou a denunciar a adaptação.

Mas pouco depois, as dúvidas puderam ser sanadas com "Melvin e Howard", que lhe trouxe o segundo Oscar de melhor roteiro original.

O filme foi baseado na vida de Melvin Dummar, dono de um posto de gasolina em Utah que alegou que Howard Hughes, famoso aviador americano, havia deixado parte de sua fortuna a ele em testamento.

Goldman também trabalhou com o diretor Martin Brest nos filmes "Perfume de Mulher", de 1992, com Al Pacino como protagonista, e "Encontro Marcado", de 1998.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS