Existem perguntas fáceis de responder. Também existem perguntas complicadas de encontrar uma resposta.

Se alguém perguntar o que é uma mesa, a resposta pode ser simples: uma superfície reta e horizontal sustentada por quatro pernas verticais, utilizada para realizar atividades como comer e estudar.

Se alguém perguntar o que é felicidade, a resposta fica mais difícil. Descrever sensações e sentimentos não é tarefa simples.

E foi isso que alguém percebeu ao se fazer a pergunta: o que é felicidade? Sem encontrar uma resposta, resolveu perguntar ao velho carneiro da montanha.

O velho carneiro afirmou que para responder tal pergunta, o ideal seria contar a história de Selma. Uma ovelha que faz do modo de se relacionar com as simplicidades da vida a mais límpida definição de felicidade.

A pacata história da ovelha, narrada pelo velho cabrito da montanha, foi criada pela ilustradora alemã Jutta Bauer no livro infantil “Selma”. Publicada originalmente em 2007 pela editora Cosac Naify, a obra recebeu recentemente uma nova edição pela editora Ciranda na Escola.

Selma leva uma vida idílica caminhando pelos campos, comendo capim, ensinando ovelhinhas a balir, dando saltos, conversando com as amigas e dormindo quando o sono chega.

Um belo dia chega um sujeito e pergunta o que ela faria se tivesse mais tempo disponível. Selma responde que caminharia pelos campos, comeria um pouco mais de grama, ensinaria as ovelhinhas balir, saltaria entre as pedras, conversaria com as amigas e dormiria quando o sono chegasse.

Não satisfeito com a resposta, o sujeito faz outra pergunta: o que ela faria se ficasse milionária ganhando na loteria?

Selma responde que caminharia um pouco mais pelos campos, comeria grama, ensinaria ovelhinhas a balir, saltaria pela relva, conversaria com as amigas e dormiria profundamente quando o sono chegasse.

Para o velho carneiro, a história de Selma é um bom exemplo de uma possível resposta para a eterna pergunta sobre o que é a felicidade.

Outra ovelha poderia afirmar que a felicidade é aquilo que não percebemos que acontece enquanto estamos ocupados demais pensando em como ser feliz. Mas essa é a ovelha de outra história.

Imagem ilustrativa da imagem A pergunta de uma vida toda

Serviço:

Autora – Jutta Bauer

Editora – Ciranda na Escola

Tradução – Hedi Gnadinger

Páginas – 56

Quanto – R$ 44,90