Uma parceria entre o Atelier Paulo Menten e Atelier Valparaíso resultou em três projetos independentes das artes visuais que serão realizados em Londrina ao longo dos meses de setembro e outubro. Um deles acontece neste fim de semana, a chamada "Feira MoLaGrav - Venda e Troca de Arte", que surgiu após Raphael Menten e Carolina Sobreira organizarem edital de chamada para a "Exposição Mostra Latinoamericana de Gravura", que também será aberta na mesma data. A feira acontece no Museu Histórico de Londrina neste sábado (1) e domingo (2), das 12 às 18h, onde, além da presença de expositores, haverá impressão de xilogravura ao vivo. As páginas dos ateliês no Facebook trazem toda a programação. Já a exposição acontecerá em locais como a Galeria Shopping Boulevard e Departamento de Artes Visuais CECA - UEL. Até final de outubro, acontecerão ainda palestras, oficinas e exibições de vídeos relacionados às artes visuais como xilogravura, linoleogravura, litografia e serigrafia, em vários espaços culturais.

Carolina Sobreira e Raphael Menten, organizadores do evento: feira e mostra de arte para difundir a gravura
Carolina Sobreira e Raphael Menten, organizadores do evento: feira e mostra de arte para difundir a gravura | Foto: Ricardo Chicarelli



Segundo Raphael Menten, o edital da Mostra recebeu inscrições de mais de 90 artistas de todo o Brasil e países da América Latina, que enviaram um total de 250 trabalhos, além de outros dez artistas convidados cujos trabalhos serão expostos ou virão para ministrar oficinas. "Cada um mandou, em média, três obras de seu acervo e técnica. Muitos destes decidiram, também, vir a Londrina para a abertura da exposição trazendo mais amostras dos trabalhos que realizam. Foi, então, que decidimos criar uma feira para comercialização e troca dessa produção entre eles e o público visitante", explica ele, que, atualmente cuida de todo o acervo de seu avô, o artista Paulo Menten, com mais de 4 mil obras. No ano passado, inclusive, organizou duas exposições com obras inéditas do artista plástico e visual Paulo Menten, que também traziam matrizes e objetos pessoais do artista que escolheu Londrina para viver e criar por mais de trinta anos.

LEIA TAMBÉM
- Uma festa para colorir a cidade

Tanto a ideia da exposição e, posteriormente, da feira, segundo ele, mostram-se necessárias para difundir a cultura gráfica e as várias técnicas de gravura na cidade, que possui diversos artistas e coletivos em potencial. "Desde que cheguei em Londrina para cuidar do material de Paulo, percebi como existe espaço aqui para esta arte, já que tem muita gente com talento que precisa, apenas, de aprimoramento das técnicas. Com o intercâmbio de outros artistas vindo para cá, seja para exporem ou darem oficinas, a cidade só tende a fortalecer esse segmento. Além de difundir a gravura, queremos alcançar um amplo público e mostrar as possibilidades que há nesta arte tão rica", diz. Irão participar artistas de trinta cidades brasileiras e países como Argentina, Chile, Uruguai e México, incluindo artistas reconhecidos e premiados.

Ao longo do mês, várias oficinas de técnicas variadas da gravura também serão ministradas como parte da programação com nomes como Rafael Kenji do Atelier Piratininga (São Paulo), Martin Goncalves do Taller Parque del Plata (Montevidéu), KBelmar do Atelier Valparaíso (Londrina), André de Miranda (Rio de Janeiro) e Lourenço Duarte do Solar do Barão (Curitiba) que vão contemplar as técnicas de litogravura, xilogravura e calcogravura. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla - www.sympla.com.br
Nos dias da feira, ocorrerão, ainda, oficina de selos gravados e oficina de bordado em estampa de gravura. O projeto prevê, também, ações formativas a serem realizadas nas escolas municipais e estaduais para crianças e adolescentes até o final do ano. Na próxima semana, a Folha 2 trará matéria especial sobre as obras e artistas que irão expor no evento.

SERVIÇO

Feira MoLaGrav - Venda e Troca de Arte
Quando: Sábado (1) e domingo (2), das 12 às 18h
Onde: Museu histórico de Londrina (rua Benjamin Constant, 900)
Quanto: Gratuito

Xilo Popular: Impressão de Xilo ao vivo
Quando: Sábado (1), das 12 às 15h, e domingo (2), das 12 às 18h (durante a feira MoLaGrav)
Onde: Museu histórico de Londrina (rua Benjamin Constant, 900)
Quanto: Gratuito

Exposição Mostra Latinoamericana de Gravura
Quando: De 01 de setembro a 31 de outubro, das 10 às 22h. Abertura sábado (1), às 19h
Onde: Galeria Shopping Boulevard (2 piso). (av. Theodoro Victorelli, 150)
Quanto: Gratuito

Exposição Galeria UEL
Quando: De 03 de setembro a 31 de outubro, das 8 às 18h. Abertura na segunda-feira (3), às 19h
Onde: Departamento de Artes Visuais CECA - UEL (Rodovia Celso Garcia Cid - Km 380)
Quanto: Gratuito