O circuito literário paranaense ganhará impulso vigoroso com o lançamento da Nova Antologia de Poetas Londrinenses, neste sábado (17), às 15 horas. Será no SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52), área central de Londrina. Entrada franca.

O livro contempla 20 novos poetas, selecionados através de concurso promovido pelo Festival Literário de Londrina, o Londrix. “É uma felicidade divulgar novos talentos, que desenvolveram suas poéticas em Londrina. Essa antologia contém, sobretudo, a pluralidade de autores qualificados”, analisa Chris Vianna, organizadora e coordenadora editorial da publicação.

LEIA MAIS

Literatura redimensiona a cultura indígena

Livro de contos traz o desajuste nosso de cada dia

Produtora cultural, atriz e professora, Chris também é diretora do Festival Literário de Londrina - Londrix. Nova Antologia de Poetas Londrinenses vem à tona, 22 anos após a primeira edição. No ano de 2000, foi publicado como “12 Antologia de Poetas Londrinenses”.

Além dos poetas selecionados, o Nova Antologia de Poetas Londrinenses reverencia um dos grandes escritores de Londrina: Maurício Arruda Mendonça. Uma homenagem merecida ao autor, consagrado nacionalmente, também como dramaturgo.

A publicação contém obras de poetas convidados. São eles: Célia Musilli, Edra Moraes, Samantha Abreu e Felipe Pauluk.

O lançamento integra a programação da 41ª Semana Literária do SESC/Territórios Imaginários: a Literatura em Trânsito.

Imagem ilustrativa da imagem Livro reúne a pluralidade da poesia londrinense
| Foto: Divulgação

FORMAÇÃO DE LEITORES E AUTORES

Os 20 autores foram selecionados pelos curadores do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, na 16ª edição do evento realizado em 2021. São eles: Claudia Freitas, Frederico Fernandes e Marcos Losnak. Cada autor poderia inscrever até três obras.

O concurso se insere em um ciclo de formação de leitores e autores com trabalhos desenvolvidos em Londrina. A finalidade principal é que a cidade mantenha-se como um celeiro de artistas das palavras, inspirando jovens e adultos a enveredar pela poesia.

Para a curadora Claudia Freitas, da primeira edição da Antologia, em 2000, até o momento, dezenas de participantes já registraram seus nomes e poemas no hall de escritores da terra, alguns consolidando carreira.

Professora de Literatura Brasileira e Portuguesa, além de escritora, assim analisa Claudia Freitas a importância do lançamento da nova Antologia: “Quando um escritor desponta em uma cidade fora do mainstream literário, leia-se Rio de Janeiro e São Paulo, festeja-se o talento individual e, não raramente, um percurso de formação autodidata. Mas quando o plural entra em cena e um grupo de autores longe do grande eixo chama atenção pelo artesanato literário, significa que toda uma engrenagem foi acionada”.

HOMENAGEM A UM GRANDE ESCRITOR

Homenageado na Nova Antologia de Poetas Londrinenses, o escritor londrinense Maurício Arruda Mendonça se diz honrado com o tributo prestado por pessoas que se dedicam à poesia e à literatura,

Ou, como ele mesmo afirma, por pessoas que trabalham de maneira continuada para despertar o interesse pela “arte da escrita”. “Sou mais ligado talvez à dramaturgia, ao teatro, à tradução e, no entanto, a poesia é a minha primeira arte. Ser homenageado [nesta antologia] é muito significativo para mim. É um sinal de que a minha poesia possa ter alguma relevância para algumas pessoas”, analisa.

Mendonça começou a escrever poesias aos nove anos de idade. Foi na década de 1980, entretanto, que dedicou-se a burilar palavras incentivado por um grupo de amigos – todos estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ele conviveu com autores importantes em sua formação literária como Marcos Losnak, Rodrigo Garcia Lopes, Mário Bortolotto (que também escreve poesia e faz teatro) e Alexandre Horner. Ele cita também o poeta e jornalista Ademir Assunção, o primeiro a publicar seus textos na página Leitura, da Folha de Londrina. “Recebo essa homenagem com muito carinho, mesmo porque não é comum alguém ser homenageado em vida”, enfatiza Maurício Arruda Mendonça.

ESCRITORES SELECIONADOS

Ana Cristina Pereira é natural de Londrina. Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina, desenvolve pesquisa sobre sarau e performance. Também atua como professora da rede pública de ensino. Participou da coletânea Marco Zero: prosa e poesia londrinense (2020) com o poema Escuridão

Amanda Midori nasceu em Minas Gerais, criada em Londrina. Começou a escrever histórias, poemas e músicas aos seis anos e nunca mais parou. Autora de “O Conto da Menina-Morte na Terra dos Que Não Sentiam”, em autopublicação. Cantora nas horas vagas. Apaixonada por livros, gatos e discos de vinil.

Cesar Augusto Carvalho é poeta, publicou seu terceiro livro, Curto-circuito (Patuá, 2019). Como contista, lançou Histórias de Quem (Desconcertos, 2020). Em 2022, lançou a novela RAUL & EU uma viagem ao avesso, pela Cintra

Danillo Villa é artista, professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina e, para tanto, se doutorou em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e fez mestrado em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Desenho e escrita lhe são procedimentos recorrentes, cotidianos, materialidade vizinhas.

Danilo Neiva é ator, palhaço e diretor. Tem investido no trabalho com a escrita, já tendo feito peças, poemas e um primeiro romance a caminho. É formado em artes cênicas pela UEL e atualmente é membro do grupo de teatro com pesquisa em comédia física Ítalo Banda.

Erica Lacerda, cada dia que acorda, reconhece alguém diferente, mas geralmente acorda uma mãe, professora e mais intensamente: alguém que ama a arte da palavra.

Fernanda de Abreu nasceu em Apucarana, a cidade alta em que o vento canta. Foram os ventos de Oyá que lhe trouxeram à Londrina, onde se apaixonou pelas pessoas e pelas ruas da cidade. É filha de ventania, de natureza quente e solar. Gosta da artesania de encantar palavras e tem fome de mundo.

Fernando Antonio Prado Gimenez é londrinense, professor universitário e escritor. Atualmente reside em Curitiba. Seus contos e crônicas podem ser lidos em brevetextos.blogspot.com e as poesias em umhaikaiaodia.blogspot.com

Gilberto Julia é autor dos livros, Celeiro em Seca e Retalhos Literários.

Henrique Furtado é filho de mineiros, professor, autista, londrinense. Escreve há uns bons anos, como quem faz diário. Sem pontos finais, porque essas coisas nunca acabam.

Jackie Rodrigues é escritora de romances, contos e poesias publicados em livro e e-book. Mora em Londrina desde 2010 e participa ativamente em manifestações culturais e literárias como saraus, clubes de leitura, o evento ManiFesta e Evento

Manifesta e Londrix. Recentemente, teve um conto selecionado para o livro coletânea de escritores londrinenses “Marco Zero” da editora Madrepérola. Sente-se extremamente bem acolhida como escritora na terra do pé-vermelho.

Jéssica iIncoski é escritora, poeta e artista plástica. Publicou em várias antologias e revistas, nacionais e internacionais. Teve o poema “Rotina Decadente” reconhecido pela Academia Paranaense de Letras, aos 16 anos de idade. É idealizadora do Toma Aí Um Poema, podcast de leitura de poemas e revista literária interativa.

Julia Bahls é poeta, artista gráfica visual e professora. Coleciona versos em cadernos espalhados por aí e fotografias em rolos de filme. A mais nova integrante da equipe do Grafatório, busca, em suas experimentações com tintas e máquinas, explodir cores à procura do desconhecido.

Marcelo Felipe Garcia escreve há nove anos, e em suas produções tenta capturar o estranho, o absurdo, misturando elementos corriqueiros com o insólito. Ao fazer essa sobreposição, tem a intenção de revelar a fragilidade de conceitos fixos e revelar a possibilidade de um reencantamento do mundo, olhado por uma nova ótica.

Maurício Pitta nascido em Londrina, se cultivou na zona leste, amando seus ipês brancos, seus pássaros multicor, sua gente acolhedora e mesmo suas contradições insolúveis. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina, redigiu uma tese sobre o pensamento indígena como abertura para outros tipos de poética.

Nicolas Moraes começou a escrever há pouco tempo, pegou gosto pela leitura e escrita no início de 2020. Escrevia em um caderno de bolso, alguns poemas e pequenas histórias, gostava muito, pois era um lugar onde podia expor seus pensamentos e se expressar. Durante a pandemia da Covid-19, se debruçou sobre a poesia, lendo poemas e escrevendo quase todos os dias.

Rodrigo Domit é um idealista quixotesco e nutre relação ambígua com Londrina. Criou-se como gente, cidadão e escritor nesta cidade; e carrrega dela as amizades, as referências, o pé vermelho, o sotaque e outros vícios e virtudes dos quais se orgulha. Apesar de estar distante, não pertence a outra terra. Mas carrrega também a sensação de estranhamento: é daqueles que pode dizer: “quando eu cheguei aqui, isso tudo era mato, do lago até o shopping, que era só um”.

Tamiris Anunciação - O fracasso assusta e a liberdade encanta - foi nas palavras que encontrou a liberdade. E foi na liberdade que conheceu as palavras, que se apaixonou por conhecer e escrever histórias. Além das palavras, é apaixonada pelo conforto que comer e cozinhar traz, um bom prato, pra ela, melhora qualquer dia triste e eterniza todos os felizes.

Vanessa Yida - da ascendência do sol nascente à miscigenação em nação do sol poente; do velho oeste paulista à terra dos pés vermelhos – foi sendo concebida no curso e semeada a cada percurso; neta, filha, docente, escrevente eventual de vivências e efemeridades – a cada epifania se traz à luz assim como um dia foi trazida.

Wilson Moreira é poeta e cientista social, mora em Londrina, no Paraná e possui oito livros de poemas publicados pela editora Vermelho Marinho Usina de Letras (RJ)

(Com assessoria de imprensa)

SERVIÇO

Lançamento da Nova Antologia de Poetas Londrinenses.

Neste sábado (17), às 15 horas, no SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52), área central de Londrina.

Preço de capa: R$ 30,00. O livro contém 120 páginas.

Os pedidos podem ser feitos através do seguinte Celular/WhatsApp: (43) 9 9941- 7414. Ou pelo e-mail: [email protected]

Patrocínio do LONDRIX: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). Apoio: Cultura Inglesa.

O lançamento integra a programação da 41ª Semana Literária do SESC/Territórios Imaginários: a Literatura em Trânsito.

Organizadora e coordenadora editorial da publicação: Chris Vianna, produtora cultural, atriz e professora.