Juntar duas palavras pode ser divertido. Misturar duas palavras pode ser uma alegre brincadeira.

Juntar dois bichos pode dar origem ao cavatu, uma mistura de cavalo com tatu. Juntar das plantas pode fazer germinar a banatanga, uma união de banana com pitanga.

LEIA MAIS:

Livro infantil trata da vida para ser vivida

Mas você também pode misturar bicho e planta. Juntar um animal e um vegetal. E, quem sabe, criar o sapolho, uma junção de sapo com repolho.

Os ilustradores Daniel Kondo e Adriana Fernandes entraram nesta brincadeira e criaram “Feira Feroz”, livro infantojuvenil lançado pela editora VR.

A partir da pergunta “o que é que dá se você juntar?”, os autores inventam ma série de combinações inimagináveis entre bicho e planta.

Por exemplo, se você juntar uma vaca com um abacaxi, pode dar origem ao avacaxi. Ou se misturar um tomate com um tatu, pode fazer surgir o tatumate.

A junção de uma simples cenoura com rinoceronte, pode fazer surgir o rinocenouronte. Uma mandioca com um tamanduá fazer brotar uma tamandioca. Uma cabra e uma jabuticabeira unidas, pode gerar algo como a jabuticabra.

A brincadeira de “Feira Feroz” consiste em fazer da linguagem, como aprendizado, uma divertida bagunça de letras e formas. E convida o leitor a criar suas próprias misturas. Tipo o macamora. Ou o feijanta.

Ou ainda a capitata.

Ou, quem sabe, o gacate e a goiagaio...

Imagem ilustrativa da imagem Livro mistura palavras, bichos e plantas numa brincadeira
| Foto: Daniel Kondo/ Reprodução

SERVIÇO

“Feira Feroz – Junte Bicho Com Vegetal Numa Combinação Radical”

Autores – Adriana Fernandes e Daniel Kondo

Editora – VR

Páginas – 48 (capa dura)

Quanto – R$ 59,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link