O que é a vida?

A pergunta pode parecer simples e direta. Mas a resposta não.

Se você fizer essa pergunta a um adulto, terá como resposta palavras incertas e sentidos complexos.

Na verdade, apesar de ser uma indagação direta, não se trata de uma pergunta fácil. A resposta também não.

LEIA MAIS:

Estudo mostra que o Tik Tok mantém a cultura tóxica das dietas

Então, como explicar às crianças o que até a vida?

A escritora e ilustradora sueca Pernilla Stalfelt enfrenta esse desafio em “O Livro da Vida”, obra infantil publicada pela editora Companhia das Letrinhas Sem apresentar uma resposta assertiva, a autora faz um levantamento de todas as

manifestações de vida. Do micro ao macro: “A vida é composta de dias e noites. O dia começa de manhã bem cedinho. O sol nasce. Agente acorda. Tomamos café da manhã.

As pessoas vão para a creche, para a escola ou para o trabalho. O dia acaba quando a noite começa. Escurece. As pessoas precisam dormir a noite para ficar acordadas de dia.

Já as corjas ficam acordadas a noite toda. E para os gatos isso não faz diferenças. Eles dormem quando querem. Alguns insetos vivem apenas um dia. Algumas flores vivem apenas m verão. A vida de uma árvore começa com uma semente.”

A parte mais interessante de “O Livro da Vida” surge quando Pernilla Stalfelt apresenta os elementos subjetivos da vida e da existência. Coisas como sonhar com um dragão, ajudar um cachorro perdido, regar uma planta que está secando, admirar uma gota de orvalho, abraçar a velhice ou imaginar um cavalo dando gargalhadas.

A vida não precisa de muitas perguntas e longas respostas. A vida é feita para ser vivida.

SERVIÇO:

“O Livro da Vida”

Autora – Pernilla Stalfelt

Editora – Companhia das Letrinhas

Tradução – Fernanda Sarmatz Akesson

Páginas – 30 (capa dura)

Quanto – R$ 44,90