O livro Método Prático e Músicas para Violino, do violinista Roney Marczak, é o primeiro dos 13 planejados para serem produzidos e publicados. O artista sente-se realizado pelo feito. "Era um sonho escrever um livro de música sobre a minha especialidade e esse é inovador porque quando fomos fazer a catalogação, descobri que é o primeiro livro didático sobre violino produzido por um brasileiro", relata o músico. Existem traduções, transcrições e revisões, mas não produções", cita.

Comprometido em transmitir seus conhecimentos, Marczak explica que a obra inédita é a soma de mais de 20 anos de trajetória. "Não sou de ficar falando o que eu faço e registro 10% das minhas atividades, mas esse é muito especial pela inovação, ineditismo e sua função social." Nas 100 páginas, o conteúdo reúne história, conceito e músicas inéditas. "Estou presenteando a todos com as partituras do projeto Sinestesia, feito durante a pandemia e que cada sentimento é representado por uma música."

Além do desafio de transformar o sonho em um trabalho concreto, o artista reconhece que promover a leitura é também uma tarefa. "O prazer pela leitura é algo mundial, mas o interesse decaiu. Pensando nisso, produzi algo interativo e, juntamente com a parte técnica, trago músicas inéditas. Também tive o cuidado de fazer o audiobook para estender o acesso a todos", destaca.

O livro foi feito por meio da Lei do Incentivo à Cultura e Marczak adianta que incluiu o Hino Nacional das Escolas Cívico Militares, com partituras e cifras, em respeito à Abemil (Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar). "Tenho alunos espalhados por todo o Brasil e gostarão de ver esse livro, pois está diferente. Colocamos à disposição o QR Code e os leitores poderão dessa vez tocar comigo. Esse é um carinho que tive, pois quis fazer algo diferente mesmo", frisa.

Além da didática do violino e sua história, o violinista explica que traz uma apresentação sobre harmonia, ritmos. "Se não bastasse, obras novas e gravações de Beethoven, Mozart e Schubert. Até quem não é músico irá se interessar, pois embora os europeus sejam bem conservadores, eu vou compartilhar segredos nessa e nas próximas obras que serão publicadas."

"Era um sonho escrever um livro de música sobre a minha especialidade e esse é inovador porque quando fomos fazer a catalogação, descobri que é o primeiro livro didático sobre violino produzido por um brasileiro", afirma Roney Marczak
"Era um sonho escrever um livro de música sobre a minha especialidade e esse é inovador porque quando fomos fazer a catalogação, descobri que é o primeiro livro didático sobre violino produzido por um brasileiro", afirma Roney Marczak | Foto: Daniela Marczak/Divulgação

Serviço:

Lançamento do livro Método Prático e Músicas para Violino de Roney Marczak

Quando: 24 de maio, às 19h30

Onde: Cultural Hall - Rua Professor João Cândido, 1156

Entrada: Gratuita - Todos os convidados receberão um exemplar do livro

---

Leia mais:

https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/sentimentos-traduzidos-em-melodias-texturas-e-cores-3131165e.html

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.