Sentimentos provocados pela pandemia de Covid-19 serviram de inspiração para as composições autorais que integram “Sinestesia”, o mais recente álbum lançado por Roney Marczak. Em parceria com o pianista Gonçalo Rebelato, o violinista londrinense compôs e gravou 13 músicas que buscam traduzir diversas emoções, entre elas o desejo, a paciência, a compaixão, a tristeza e a alegria. Depois de prontas as canções foram apresentadas ao artista plástico Carlos Kubo, que produziu telas que expressam em imagens as sensações despertadas pela audição das novas melodias. O resultado deste projeto inédito poderá ser conferido no evento que acontece nesta quinta-feira (11), às 19h30, na galeria Hangar 43.

Gonçalo Rebelato, Roney Marczack, Carlos Kubo e Luiz Sérgio Carreiro: sensibilidades artísticas reunidas num projeto de música e pintura
Gonçalo Rebelato, Roney Marczack, Carlos Kubo e Luiz Sérgio Carreiro: sensibilidades artísticas reunidas num projeto de música e pintura | Foto: Divulgação

“Vamos apresentar todas as músicas que estão no álbum e que serão executadas ao violino e ao piano por mim e pelo pianista Gonçalo Rebelato. O público poderá conferir também os belíssimos quadros pintados pelo Carlos Kubo, que também participará do evento e junto conosco falará dessa parceria inédita”, enfatiza Roney Marczak sobre o show que marca o lançamento do Projeto Sinestesia.

Com mais 22 álbuns lançados, o violinista comenta que “Sinestesia” é o primeiro trabalho de sua discografia que reúne apenas canções autorais. “Como estávamos impossibilitados de realizar apresentações ao vivo devido à pandemia, propus ao Gonçalo Rebelato que trabalhasse neste projeto. Gravamos todas as faixas ao vivo, em um estúdio improvisado em um apartamento aqui em Londrina. E, apesar da situação precária da gravação, o resultado foi surpreendente. Recebemos muitos feedbacks positivos das pessoas que já ouviram o disco nas plataformas digitais e estamos entusiasmados em poder apresentar ao vivo esse trabalho que marca nossa retomada aos eventos culturais da cidade”, ressalta.

Em relação à parceria com o artista plástico Carlos Kubo, Marczak comenta que é a realização de um sonho de longa data. “Desde que nos conhecemos após a mudança dele de São Paulo para Londrina a gente pensa em fazer algo juntos. Estou muito feliz com essa parceria através deste projeto tão inovador que pretendemos apresentar em várias outras cidade e países após essa estreia em Londrina”, diz.

MÚSICAS PINTADAS

Paulistano radicado em Londrina há oito anos, o artista plástico Carlos Kubo afirma que participar de “Sinestesia” foi um dos grandes desafios de sua carreira. “Pedi ao Roney que me mandasse as músicas sem identificá-las com o título. Minha intenção era pintar as telas inspirado apenas pelas emoções que cada música despertou em mim. Se ele me mandasse as faixas já com os títulos, eu poderia acabar sendo influenciado por eles. Foi muito desafiador esse trabalho e surpreendente constatar que a maioria dos quadros produzidos para este projeto têm a ver com os sentimentos que o Roney queria expressar em cada música”, diz.

Além de apresentar pessoalmente ao público nesta quinta-feira as telas pintadas especialmente para o projeto, Kubo está lançando em seu canal no Youtube vídeos que mostram o processo de criação dos 13 quadros inspirados no álbum “Sinestesia”. “Será uma oportunidade para acompanhar as várias etapas de criação e as técnicas de pintura que resultaram nas imagens apresentadas”, salienta.

O lançamento do Projeto Sinestesia marca as comemorações dos 70 anos de existência do espaço Hangar 43 em Londrina e os 20 anos do Projeto Sol Maior, que já atendeu 8 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e revelou muitos talentos musicais da cidade.

Serviço:

Lançamento do Projeto “Sinestesia” - com show de Roney Marczak & Gonçalo Rebelato e exposição de Carlos Kubo

Quando – Quinta-feira (11) , às 19h30

Onde - Hangar 43 (av. Maringá, 1750)

Gratuito - Mediante confirmação de reserva pelo telefone (43) 99113-8010)

Confira aqui música Compaixão do projeto Sinestesia.