Conviver com o diferente não é uma caminhada simples e fácil. Exige avenidas de aprendizado e alamedas de empatia.

Em “O Menino e a Bolha” o escritor paranaense Sergio Vale da Paixão apresenta às crianças uma história sobre essa caminhada utilizando as ferramentas da metáfora.

Lançado pela editora Madrepérola com ilustrações de Felipe Tognoli, o livro infantil narra o aprendizado de percepção de Matias, um garoto que tem uma irmã que as outras crianças chamavam de “esquisita”.

LEIA MAIS

Livro infantil trata da arte de adiar o sono

Invariavelmente, Matias sentia raiva quando chamavam sua irmã de “esquisita”. Sente raiva de quem fazia aquilo com ela. Também sentia raiva por ela não ser igual a todas as outras crianças e deixar tudo mais fácil e simples.

Mas um belo dia Matias experimenta uma percepção que apazigua sua raiva. Brincando com bolhas de sabão com seus colegas de escola, percebe que nem todas as bolhas são iguais.

Percebe que uma delas se destacava por ser muito diferente das demais. Uma bolha com formato e cor diferente dos padrões das outras bolhas.

Uma bolha que, apesar de diferente, se unia a todas as outras bolhas para dar origem a uma bolha maior. Uma grande bolha feita de pequenas bolhas, unindo algumas iguais e outras diferentes em um coletivo agregador.

Em seu aprendizado de sentimentos, Matias percebe que as crianças estavam tão acostumadas com as bolhas comuns que não conseguiam ver a beleza das bolhas diferentes: “Acharam a bolha esquisita quando, na verdade, ela era apenas diferente. E,

ao contrário de muitos seres humanos, as outras bolhas não se afastaram da bolha diferente. Juntaram-se a ela, compartilhando sua forma, suas cores e criando algo único.”

Conviver com o diferente não é uma caminhada fácil e simples. Exige parques de aprendizado e jardins de empatia.

Imagem ilustrativa da imagem Livro infantil trata de pessoas diferentes, crianças iguais
| Foto: Felipe Tognoli/ Divulgação

Serviço:

“O Menino e a Bolha”

Autor – Sergio Vale da Paixão

Ilustrações – Felipe Tognoli

Editora – Madrepérola

Páginas – 32

Quanto – R$ 49,90