A Duque de Caxias é uma avenida de respeito. Agrega serviços, produtos e atrai londrinenses e quem é da região graças a incontáveis soluções ali oferecidas desde a chegada dos primeiros comerciantes na via. Dada a sua importância, ganhou um e-book sobre sua origem, desenvolvimento e perenidade que será lançado neste sábado (2) no Museu Histórico de Londrina pelas arquitetas e pesquisadoras Ana Claudia de Souza Santos, Camila Silva de Oliveira, Elisa Roberta Zanon, Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues e Priscila Henning. Um Roteiro Histórico-Cultural impresso também faz parte do projeto.

Ana Claudia de Souza Santos,  Camila Silva de Oliveira, Elisa Roberta Zanon, Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues e Priscila Henning, pesquisadoras e autoras do livro
Ana Claudia de Souza Santos, Camila Silva de Oliveira, Elisa Roberta Zanon, Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues e Priscila Henning, pesquisadoras e autoras do livro | Foto: Rei Santos Divulgação

De acordo com uma das autoras e pesquisadora, a arquiteta e urbanista Camila Silva de Oliveira, o grande objetivo do projeto é valorizar o patrimônio cultural que permeia o nosso cotidiano, nosso trabalho, nosso modo de viver, mas que por ser ordinário, muitas vezes não é dado o devido valor. "É justamente oferecer essa necessária quebra de paradigmas onde o senso comum dita que patrimônio são apenas coisas monumentais e/ou de valor excepcional", explica Oliveira.

LEIA MAIS

O futuro da avenida Duque de Caxias

A pesquisadora ressalta também que alinha-se à proposta de desmistificar a ideia de que patrimônio é algo que está lá no passado e lá deve ficar. "Pelo contrário, o valor que atribuímos a ele se dá no momento presente, patrimônio não deve ser algo congelado, mas deve ser pensado na dinâmica da cidade e também deve ser considerado quando pensamos na cidade que queremos para o momento presente e para o futuro. Por isso essa discussão tem que estar alinhada com o planejamento urbano e o desenvolvimento social e econômico de quem mora na cidade.

Resultado da pesquisa conduzida desde 2015 pela Profa. Dra. Eloisa Ribeiro Rodrigues, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina, a obra é parte do projeto cultural “Avenida Duque de Caxias: um patrimônio histórico entre permanências e transformações”, aprovado pelo Edital n.º 009/2019 do programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e desenvolvido entre 2020 e 2022 e traz à tona as camadas de tempos que existem na paisagem e nos lotes da 1ª via comercial da cidade de Londrina , em seu trecho central - entre a Rua Benjamin Constant e a Av. Juscelino Kubitschek.

Edifícios antigos, de poucos andares, também se encontram na Duque
Edifícios antigos, de poucos andares, também se encontram na Duque | Foto: Rei Santos/ Divulgação

DUQUE: PATRIMÔNIO PRESENTE

Referência na cidade, a Duque reúne em suas quadras lojas de móveis antigos, de ferramentas, de tintas, plásticos, espumas e até uma selaria reunidas na avenida que leva o nome do condecorado Marechal Luís Alves de Lima e Silva e ostenta fama de sortimentos e fartura. Quem precisa consertar a máquina de costura, a de lavar roupas, ventiladores, sabe que na Duque resolve. Aliá há serviços de autopeças, lustres, acessórios para forno, cozinha, fogão e refrigeração.

Antes do e-book, ao final de 2021, as pesquisadoras explicam que foram entregues os seguintes produtos:119 fichas de inventário arquitetônico e uma de urbano-paisagístico totalizam mais de 2.500 páginas de pesquisa e informação histórica. Todas disponíveis na plataforma: GeoLondrina que reúne e disponibiliza para consulta pública informações geográficas sobre características físicas e dados socioeconômicos do município.

Ao longo dos capítulos, revela-se a importância da Duque como eixo de desenvolvimento da cidade, suas principais construções, bem como algumas famílias e construtores que fizeram parte da sua história - notáveis e reconhecidas obras arquitetônicas dos arquitetos modernistas Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, configuraram a paisagem urbana, de acordo com as pesquisadoras.

.
. | Foto: Rei Santos/Divulgação

Serviço:

Mesa Redonda de Lançamento do E-book: "Avenida Duque de Caxias: o patrimônio histórico entre permanências e transformações"

Acesse o link: https://www.uel.br/museu/publicacoes/Ebook-Av-Duque-de-Caxias.pdf

Quando: sábado (2), das 10h às12h

Onde: Museu Histórico de Londrina - Rua Benjamin Constant, 900

---

---
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.