O Brasil vivencia ainda hoje os resquícios do período escravagista que durou mais de três séculos e trouxe à força para o país quase 5 milhões de africanos para servirem os seus “senhores brancos”. O episódio lastimável e cruel foi investigado à fundo pelo escritor maringaense Laurentino Gomes que acaba de lançar o último volume de Escravidão, trilogia iniciada em 2019. Publicado pela Globo Livros, o livro Escravidão - Da Independência à Lei Áurea, é resultado de seis anos de viagens, leituras e pesquisas que levou o autor a doze países em três continentes.

Nesta segunda-feira (4), o escritor paranaense contemplado sete vezes com o Prêmio Jabuti de Literatura compartilha com o público londrinense suas impressões sobre o impacto da escravidão na formação do país e da sociedade em que vivemos atualmente. Convidado pela Alumni UEL – Associação dos Ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina - Laurentino Gomes ministra a palestra “A Escravidão e a Semente do Racismo no Brasil” que terá transmissão gratuita e on-line a partir das 19 horas pelo Youtube no canal oficial da Alummi e também pela pela fanpage da associação no Facebook. O evento é aberto a todas as pessoas que tiverem interesse no tema.

Leia mais:

Livro de autor londrinense traz a ficção como instrumento de redenção

FOLHA Entrevista recebe o jornalista e escritor Laurentino Gomes

O escritor Laurentino Gomes fala  sobre escravidão e racismo em palestra online e gratuita transmitida pelo canal da Alumni UEL no YouTube e aberta ao público
O escritor Laurentino Gomes fala sobre escravidão e racismo em palestra online e gratuita transmitida pelo canal da Alumni UEL no YouTube e aberta ao público | Foto: Vilma Slomp/ Divulgação

O encontro virtual antecipa a série de eventos e debates "Alumni UEL Contra o Racismo e Preconceito". Essa é uma das frentes de ação da associação: promover debates acerca do papel da universidade e sua contribuição para o desenvolvimento científico, social e humano. “Vamos conversar com o jornalista e escritor Laurentino Gomes, que através de uma trilogia de livros relatou a história da vinda dos escravos da África para o Brasil e continente americano, cuja prática escravagista antecede até ao descobrimento do Brasil. E vem, neste terceiro livro, até a Lei Áurea, que “libertou” os escravos”, destaca Gilberto Berguio Martin, conselheiro geral da Alumni UEL.

Ele afirma que ainda hoje impera “o conceito implícito e quase cultural de querer enxergar os brasileiros de pele preta ou miscigenados, como pessoas relegadas às atividades inferiores e de menor importância, a viver na pobreza, sem oportunidades, sujeitos ao crime e à violência e sempre sendo vistos como culpados por alguma irregularidade”. Na avaliação do conselheiro da Alumni, essa realidade repercute nas universidades brasileiras. “Em nossa Universidade Estadual de Londrina, começa pelo número de pretos que têm acesso a ela principalmente no período anterior à política compensatória de quotas e termina em grotescas manifestações explícitas de racismo, como tivemos recentemente na UEL”, ressalta.

“Por isso temos de ter a grandeza humanística de reconhecer a existência deste maldito racismo latente entre nós e sermos muito firmes no seu combate. E termos ainda a grandeza de saber que precisamos compensar tudo o que foi negado e/ou tirado dos brasileiros que descendem dos povos africanos que garantiram a construção de nosso país”, complementa o conselheiro geral da Alumni.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Laurentino Gomes é titular da cadeira de número dezoito da Academia Paranaense de Letras. Além da trilogia Escravidão é autor dos livros 1808, sobre a fuga da Corte Portuguesa de Dom João para o Rio de Janeiro (eleito Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras); 1822, sobre a Independência do Brasil; e 1889, sobre a Proclamação da República, além de O Caminho do Peregrino, em coautoria com Osmar Luduvico da Silva – todos publicados pela Globo Livros. Atualmente, é um dos escritores mais lidos do país, somando mais de 3,5 milhões de livros vendidos.

Serviço:

Palestra com Laurentino Gomes - “A Escravidão e a Semente do Racismo no Brasil”

Quando – Segunda-feira (4), às 19h

Onde - Transmissão on-line no canal Youtube da AlumniUEL - e também pelo Facebook - www.facebook.com/alumniuel2017

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link