Reunindo história de vida de sete mulheres descendentes de imigrantes italianos que colaboraram para o desenvolvimento da sociedade londrinense, será lançado nesta terça-feira (29) o catálogo bilíngue “O Chamado do Sangue” (‘Il Richiamo del Sangue’). A publicação que tem lançamento agendado para às 19 horas, no Museu Histórico, é resultado de quase três anos de trabalho realizado pela Associação de Cultura Italiana I Bravissimi. O evento contará com a participação especial do Coro Tempos Dourados, sob regência de Regina Balan.

LEIA MAIS:

Ciclo de Leituras debate a obra de escritoras brasileiras

Com 80 páginas, o catálogo “O Chamado do Sangue” terá, nesta primeira edição, 500 exemplares, que serão distribuídos em instituições de estudo e guarda da memória no Brasil e na Itália. “Esse material impresso reforça a nossa proposta de resgatar de forma autêntica as vozes dessas mulheres, depoimentos repletos de representatividade. Assim, busca-se trazer ao público um trabalho que, no caminho da preservação de bens e valores culturais, renderá admiráveis frutos, já que a história da presença italiana em Londrina e no Norte do Paraná não se encontra registrada em outros suportes que não o das narrativas de memorialistas de nossa terra”, afirma o produtor do projeto e um dos organizadores do catálogo, Álvaro Perini Canholi.

O casal Caminhoto que deixou muitas marcas de sua vida em Londrina
O casal Caminhoto que deixou muitas marcas de sua vida em Londrina | Foto: Acervo pessoal

O catálogo “O Chamado do Sangue” integra o projeto “Os Bravissimi na Terra Roxa”. Versado para o italiano pela tradutora Vanessa Christina Araújo, a publicação teve organização de Álvaro Perini Canholi, também responsável pela produção do projeto, e Aguinaldo Moreira de Souza. O projeto gráfico é de Pablo Blanco. O lançamento conta com do patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic). A iniciativa também inclui uma mostra virtual com imagens e depoimentos das mulheres contempladas pelo projeto que pode ser acessada pelo site Chamado do Sangue.

Lançado em 10 de dezembro de 2019, o projeto inicialmente previa uma exposição física no Museu Histórico de Londrina, que seria levantada por meio do resgate de acervos familiares inéditos que representassem o fazer profissional dos imigrantes italianos e seus descendentes em solo londrinense.

Entretanto, devido à pandemia, o trabalho de coleta desses materiais foi sendo adiado, ao mesmo tempo em que a pesquisa histórica e a análise de acervos ganhou fôlego, revelando algo que alterou o foco da proposta: havia um latente silenciamento em relação à figura da mulher nos registros históricos, o que, em união a entrevistas que foram realizadas com familiares (descendentes diretas ou que construíram laços muitos fortes com italianas e italianos) acabou por indicar o papel fundamental dessas mulheres não só na manutenção da família, mas na construção da Londrina que hoje conhecemos.

Imagem ilustrativa da imagem Histórias de imigrantes italianas são reunidas em catálogo
| Foto: Divulgação

SERVIÇO

Lançamento do catálogo bilíngue “O Chamado do Sangue”

Quando - Terça-feira (29), às 19 horas

Onde – Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link