Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, a loja Ciranda abrirá as portas para uma exposição de bordados baseados em livros da literatura infantil. A curadoria das obras foi feita por Olinda Evangelista, que também convidou bordadeiras e bordadores de todo o Brasil para que criassem, com linha e agulha, sua visão sobre os mais diversos livros encontrados nas prateleiras da livraria.

A exposição chamada “Ciranda de Linhas” foi criada com base em livros escolhidos, a despeito de terem sido escritos por autoras ou autores, que têm em comum o fato de levantarem perguntas e de indicarem linhas de reflexão que se transformaram em belíssimas criações sob a forma de bordados dos artistas.

Bordado de Olinda Evangelista para o livro "Olivia Tem Dois Papais"", Márcia Leite, Companhia das Letrinhas
Bordado de Olinda Evangelista para o livro "Olivia Tem Dois Papais"", Márcia Leite, Companhia das Letrinhas | Foto: Divulgação

“Os livros escolhidos abordam o universo feminino, questões com as quais lidamos desde que somos crianças. Não se trata apenas de meninas ou mulheres, mas da possibilidade de que a vida vá além de uma disputa lastreada em diferenças sexuais, raciais e de classe. Os autores escolhidos têm em comum o fato de levantarem questionamentos, reflexões que se transformaram em belíssimos bordados”, aponta Evangelista, também bordadeira. Ela convidou para o projeto sua rede de artistas da linha que conhece por estar na área há mais de 10 anos.

A proposta da exposição deixou a proprietária da loja, Denise Gentil, emocionada: “Somos honrados em receber uma arte tão linda na nossa casa, que respira cultura desde a sua fundação. A Ciranda é conhecida como loja de brinquedos e livros infantis, porém, sempre estamos destacando e defendendo iniciativas culturais. Este projeto é de uma delicadeza e força que nos mobilizou desde a primeira conversa com a Olinda. Queremos que todos possam ver de perto esta beleza.”

LEIA MAIS:

O Menino e a Garça: uma animação emocionante em cartaz em Londrina

LIVROS ESCOLHIDOS

Olinda passou horas na Ciranda selecionando títulos de destaque entre os mais de 9 mil livros que existem nas prateleiras. “Nossa história é construída por milhões de mulheres anônimas. No entanto, há uma fantástica ciranda de mulheres à nossa frente, como Tarsila do Amaral, Cora Coralina, Conceição Evaristo, Malala, Nina Simone e tantas outras que se destacam”, afirma Evangelista.

A exposição Ciranda de Linhas abrirá no sábado (9), às 10h, nos jardins da Ciranda, e permanece exposta no local até 23 de março.

O Livro “Mulheres de Outrora, Bordados de Agora”, estará à venda durante o evento por R$19,90.

Bordado de Táila Duarte. Livro: "Talvez Você Consiga", Imogen Foxwell, Companhia das Letrinhas.
Bordado de Táila Duarte. Livro: "Talvez Você Consiga", Imogen Foxwell, Companhia das Letrinhas. | Foto: Divulgação

SOBRE OLINDA EVANGELISTA

Olinda Evangelista professora aposentada da UFSC, bordadeira, participou de grupos de bordadeiras, como o Respigar e o Roda de Bordados, de Florianópolis/SC; participa do Grupo Encontros Bordados, da mesma cidade; participou de exposições coletivas em Florianópolis, São Paulo e Curitiba. Publicou, em co-organização, os livros "Mulheres de Outrora, Bordados de Agora", EDUEM 2013; "Netos e Avós, Memórias de Brincadeiras", EDUEM, em 2014; "Fio da Língua" e "Sertão à Flor da Linha", pela Cais, em 2021; em 2022 ilustrou contos e poemas do livro "Ao Pé da Letra, pela EDUECE. Em 2023, organizou com Osório Perez, a exposição "Londrina e o Choro no Fio da Agulha", Museu Histórico de Londrina.

* Com assessoria de imprensa

Bordado de Célia Granhen Tavares. Livro: "Elza, a Voz do Milênio", Nina Rizzi, VR Editora.
Bordado de Célia Granhen Tavares. Livro: "Elza, a Voz do Milênio", Nina Rizzi, VR Editora. | Foto: Divulgação

ENTRE FIOS E LINHAS

A seguir, leia texto de Olinda Evangelista, curadora da exposição

A Exposição Ciranda de Linhas propõe um diálogo entre criações humanas – de autores de livros para a infância com bordadeiras e bordadores –, sugerindo que a reflexão sobre as inúmeras questões que, habitando o universo feminino, brotam quando somos crianças. Tais questões não dizem respeito apenas às meninas e às mulheres, mas à possibilidade de que a vida vá além de uma disputa lastreada em diferenças sexuais, raciais e de classe.

A despeito de terem sido escritos por autoras ou autores, os livros escolhidos têm em comum o fato de levantarem perguntas e de indicarem linhas de reflexão, linhas que se transformaram em belíssimas criações sob a forma de bordados pela generosidade e maestria de bordadeiras e bordadores.

Uma fantástica ciranda de mulheres mostra que, à nossa frente, está a luta em todas as suas dimensões. Tarsila do Amaral, Cora Coralina, Violeta Parra, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Malala, Nina Simone, Pagu, Raquel Trindade, Elza Soares se destacaram, mas a nossa é construída por milhões de mulheres anônimas, e homens, que por aí se juntam para desenrolar linhas e tecer vida.

As alegorias bordadas traçam importantes linhas de indagação acerca das meninas que recusam princesas; das que enfrentam o medo; das que sobrevivem às dúvidas; das chapeuzinhos que se transformam em lobas; das bruxas travessas; das que vivem em zonas de conflito armado; das que vivem em famílias não convencionais; das que procuram escapar dos papeis impostos; das que se transformam em algo inesperado; das que usufruem da cultura e da natureza; das que bancam seu desejo.

Algumas vezes as linhas são protagonistas e nos levam a perguntar: o que quer, o que pode essa linha? (Parodiando Caetano) E não é isto que bordadeiras e bordadores se perguntam quando começam a bordar? Escolhem a cor, a textura, o brilho, a maciez, se perdem alhures... e quando voltam ao paninho as linhas dão seu caminho... e, misteriosamente, dizem quando vão parar!

Nesta exposição, privilegiamos a ciranda das linhas traduzida sob a forma de livros para a infância, pois acreditamos na necessidade absoluta da leitura desde o berço para a construção de uma sociedade que não esteja dividida, seja em classes, seja em raça, seja em gênero. Livros e bordados se constituem em pequenos lampejos de conhecimento, crítica e alegria; vagalumes que iluminam nossos caminhos e que pretendem renovar a humanidade, segundo Manoel de Barros, “usando borboletas”.

SERVIÇO:

Ciranda de Linhas - exposição de bordados

Quando: 9 a 23 de março, a partir das 10h

Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656, Londrina - PR)

Ingresso solidário: brinquedo ou livro em bom estado para doação