Seis cantoras londrinenses de estilos musicais diversos uniram suas vozes e talentos para formar o grupo vocal Odaras, que faz sua estreia dentro da programação do 42º Festival Internacional de Música de Londrina. Acompanhadas de uma orquestra de câmara, Cecília Bandeira, Havilá Porto, Miriam Hosokawa, Monique Kodama, Patrícia Cardoso e Rafaela Mendes sobem ao palco do Teatro Ouro Verde nesta quarta-feira (13), às 20h30, para apresentar o espetáculo “Alma Brasileira”. No repertório estão clássicos de Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Heitor Villa-Lobos e outros.

Leia mais: 'Fantásmatika': em busca de um cinema poético

“Sempre tive vontade de juntar as cantoras da cidade em um espetáculo como esse, no qual vamos interpretar um repertório bastante variado que vai da música de raiz a canções eruditas. Para isso, escolhi cantoras que possuem características vocais muito diferentes”, afirma a preparadora vocal Monique Kodama, idealizadora do grupo Odaras.

Ela destaca que a seleção de repertório foi feita pensando no estilo de cada uma das intérpretes do grupo vocal. “A Cecília Bandeira, que tem uma voz grave e imponente e canta muitos sambas vai interpretar 'Resposta ao Tempo' [Cristóvão Bastos & Aldir Blanc] e Rosa [Pixinguinha]. Dona de uma voz muito leve e aguda, Rafaela Mendes fará uma homenagem a Arrigo Barnabé cantando a música 'Londrina'. A Mirian Hosokawa que está acostumada a atuar em teatro musical vai interpretar 'Valsinha' [Chico Buarque]. Única cantora lírica do grupo, Havilá Porto ficou com 'Melodia Sentimental' [Heitor Villa-Lobos]. Eu cantarei 'Valsa Brasileira' [Chico Buarque]. E todas juntas ou sozinhas cantaremos várias outras canções, incluindo um medley de música raiz”, detalha.

Monique comenta que uma orquestra de câmara foi formada especialmente para acompanhar as cantoras do grupo Odaras em seu espetáculo de estreia. “Para nós é uma honra estrear no maior evento musical de Londrina, que é esse festival. Seremos acompanhadas por 14 músicos, a maioria deles integram a Osuel [Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina], além de alguns convidados especiais como Elthon Dias, na bateria e Thiago Marconato, no piano".

A orquestra será regida pelo maestro Flávio Collins. Os arranjos vocais são assinados por Ana Paula Miqueletti. Natural de Belém do Pará, Collins iniciou seus estudos musicais aos 14 anos no Conservatório Carlos Gomes, em Belém, instituição na qual concluiu o curso técnico em violino. Graduou-se em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pós-graduado em regência orquestral, também pela UEL e mestre em práticas interpretativas pela UniRio. Atualmente é Spalla em exercício da OSUEL, orquestra na qual atua desde 1995.

Ana Paula Miqueletti é licenciada em Música e pós-graduada em Performance (Piano), ambas pela UEL. No FIML (Festival Internacional de Música de Londrina) atuou nas áreas de Educação Musical e Prática e Regência de Coro Infantil. Realizou diversos concertos, em turnês pela Europa, como pianista correpetidora do Coral Unicanto (Londrina-PR) na Holanda, Alemanha, Suíça e Itália. É regente, arranjadora e pianista no Projeto Um Canto em Cada Canto.

Serviço:

42º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML)

Espetáculo “Alma Brasileira”

Quando – Quarta-feira (13), às 20h30

Onde – Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quanto – R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Ponto de venda – Plataforma Sympla

Imagem ilustrativa da imagem Grupo vocal londrinense Odaras estreia no Festival de Música
| Foto: Gustavo padial/ Folha Arte

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1