| |

Folha 2 5m de leitura

Filme sobre Adoniran Barbosa vai estrear em Londrina

O longa "Saudosa Maloca" estreia nos cinemas no dia 21 de março; em Londrina, entra em cartaz no Espaço Villa Rica

ATUALIZAÇÃO
18 de março de 2024

Maria Eduarda Panobianco
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Filme sobre Adoniran Barbosa vai estrear em Londrina

Em uma nova oportunidade de mostrar a realidade do músico, Pedro Serrano traz a vida e a obra de Adoniran Barbosa (1912-1982) para as telas de cinema. Saudosa Maloca estreia nesta quinta-feira (21) e será exibido no cinema Espaço Villa Rica, em Londrina. 

João Rubinato, de nome artístico Adoniran Barbosa, foi um comediante, músico, ator e compositor. Para além de brasileiro, essencialmente paulista. No longa, interpretado por Paulo Miklos, o artista conta, já aos 72 anos, em uma mesa de bar, as histórias que viveu em São Paulo. Entre elas, impossível não mencionar a maloca em que morava com os queridos amigos Joca (Gustavo Machado) e Matogrosso (Gero Camilo).

LEIA TAMBÉM:

Rádio-livro resgata "Histórias das Malocas", de Adoniran Barbosa

O crescimento desenfreado da cidade de São Paulo nos anos 50 e 60 refletiram diretamente na vida de Adoniran. O trio já enfrentava a pobreza e a fome, no entanto, a maloca em que moravam os abrigava com aconchego e parceria. Longe do trabalho formal, os três amigos tiveram seu modo de vida ameaçado quando o bairro do Bixiga começou a passar por transformações, que incluíam a demolição da maloca. 

Segundo Pedro Serrano, o filme “conta uma história brasileira, mas essencialmente paulista. É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e também uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade”. 

"Se o senhor não 'tá lembrado, dá licença de contar
É que aonde agora está este adifício alto
Era uma casa véia, um palacete assobradado"

- Saudosa Maloca, Adoniran Barbosa (1951)

Reconhecido pelo samba, Adoniran Barbosa começou a carreira em meados de 1950, e compôs letras que influenciam o samba no Brasil até hoje, como Saudosa maloca (1951), Samba do Arnesto (1953), Iracema (1956), Apaga o fogo Mané (1956), Tiro ao Álvaro (1960) e Trem das onze (1960). Para além da contribuição musical, os versos de Adoniran expuseram a realidade da cidade de São Paulo, que sufocava a população em luxuosidade. 

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO

Estreia em Londrina: Espaço Villa Rica (Rua Piaui, 211

Data e horários das sessões: Quinta-feira (21/03) às 19h30, sábado (23/03) às 19h15 e quarta-feira (27/03) às 19h30.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS