| |

Folha 2 5m de leitura

Filme conta caso sinistro dos tempos da bossa nova

Enredo comemora o nascimento de um movimento musical icônico, mas também resgata um trágico acontecimento dos tempos da ditadura

ATUALIZAÇÃO
20 de outubro de 2023

Reportagem local
AUTOR

Chegando exclusivamente nos cinemas de todo o Brasil em 26 de outubro, a aclamada animação musical "Atiraram no Pianista" já ganhou pôster oficial. O filme, dirigido pela dupla espanhola indicada ao Oscar Fernando Trueba e Javier Mariscal (“Chico e Rita”, 2012), abriu a sessão de gala do Festival do Rio no início de outubro e traz uma homenagem à bossa nova brasileira.

O longa acompanha Jeff Harris, um jornalista de Nova York apaixonado por música que está escrevendo um livro sobre a Bossa Nova. Em suas pesquisas no Rio de Janeiro, ajudado por seu grande amigo João (voz de Tony Ramos), ele se depara com a história de Tenório Jr., pianista que tocava com Vinícius de Moraes e desapareceu na ditadura militar da Argentina na década de 70. O trágico acontecimento não sai da cabeça de Jeff, que parte em uma jornada para entender o que aconteceu com o músico.

“Atiraram no Pianista” traz depoimentos reais de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Paulo Donato. As ex-esposas de Vinícius de Moraes e Tenório Jr. contam seus relatos, que ajudam a compreender a brutal ditadura argentina e sua ligação com o sumiço do pianista que nunca teve o corpo encontrado.

História comemorativa sobre a origem do icônico movimento musical da Bossa Nova, 'Atiraram no Pianista' captura um tempo fugaz repleto de liberdade criativa em um ponto de virada da história latino-americana nas décadas de 60 e 70, pouco antes do continente ser engolido por regimes totalitários.

* Com assessoria de imprensa.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS