O “Engatinhando – Festival de arte desde bebês” comemora dez anos de existência promovendo diversas ações em Londrina a partir deste final de semana. A programação que se estende até o próximo dia 21 inclui rodas de conversas, exibição de filmes ao ar livre, caminhadas, oficinas, bate-papos e brincadeiras. As atividades são gratuitas.

O tema escolhido para essa edição do evento é “Olhando para quem cuida”, com foco nas pessoas que se dedicam e tomam conta das crianças. “A proposta é olhar para quem está cuidando, para as pessoas que estão com os bebês, olhando, cuidando, falando, acolhendo, nutrindo. O cuidado para com as crianças mais novas requer um esforço físico e metal específico. Para cuidar é necessário que o núcleo familiar esteja bem, que tenha apoio e segurança para poder atender as necessidades básicas desse novo ser”, explica Andréa Pimenta, da organização do evento.

Por conta da pandemia, o evento teve que ser adiado nos últimos dois anos retorna com atividades presenciais e virtuais. No sábado (14) de manhã, os participantes do evento vão fazer uma caminhada pelo Vale do Rubi, uma área repleta de árvores, pássaros e trilhas, com o objetivo de ocupar, conhecer e caminhar pelos espaços verdes de Londrina. Depois, haverá confecção de móbiles com elementos da natureza e participar da feirinha de mães empreendedoras “Mãe da rua colorida”. Às 16h acontece uma roda de conversa on-line com Ana Carol Thomé (Projeto Ser Criança é Natural) e Carol Padilha (Projeto Carona a Pé), sobre os benefícios de caminhar pela cidade desde bebê. Às 19 horas, serão exibidos documentários na Feira da Lua, próxima ao Lar Anália Franco, no bairro Aeroporto.

No domingo (15), a programação será aberta com o Balanço de pano - Vivências com Sling, na Escola de Circo de Londrina
No domingo (15), a programação será aberta com o Balanço de pano - Vivências com Sling, na Escola de Circo de Londrina | Foto: Divulgação

No domingo (15), às 10h, a programação será aberta com o Balanço de pano - Vivências com Sling, na Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 870). Na segunda feira (16), às 19h30, no SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52) haverá uma roda de conversa com os pais com o psicanalista e pedagogo Valter Prado. O atividade integra o projeto “Paideia Dialogando Paternidades”, que propõe pensar espaços e momentos que promovam a escuta, a troca e a integração entre pais e as muitas paternidades possíveis.

Outro destaque da programação é o “Fala Que Eu Te Escuto Profe”, que será realizado na terça feira (17). Trata-se de um espaço de escuta e fala de professores e professoras, com a participação do Coletivo Papo Corpóreo e da Psicóloga Marcia Sel. No sábado (21), às 9h, na Casa da Beca (Rua Cristiano Machado esquina com a Av. Nilson Ribas) será realizado o EURECA - Brincar Heurístico, sob a orientação do pedagogo Valter Prado. É um convite às crianças para brincar livremente, sob os cuidados da equipe. A programação do Engatinhando termina às 20h com uma live sobre “Direitos maternos - conquistas e caminhos a percorrer”, com Ana Castro, mediada por Marisse Queiroz.

Leia: As muitas mortes de Marilyn Monroe

Também no formato online será realizada a oficina “Introdução à palhaçaria para primeira infância”, com o ator, palhaço, mestre e diretor de espetáculos para bebês, José Regino. O workshop é destinado a interessados nas artes cênicas com a primeiríssima infância, com ênfase na palhaçaria, e tem a duração de seis horas, divididas em três dias. A inscrição pode ser feita através do perfil Instagram @engatinhando_artedesdebebe. As vagas são limitadas.

Serviço:

“Engatinhando – Festival de arte desde bebês”

Quando - De 14 a 21 de maio

Gratuito

* Programação completa pelo Instagram (@engatinhando_artedesdebebe)

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1