Renomados professores e artistas de várias regiões do Brasil participam da programação pedagógica do 42º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) que acontece 09 a 18 de julho. Durante o evento serão realizados 21 cursos e oficinas de práticas de instrumentos, teoria musical e voz. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (6), pelo site do evento

Toda a grade pedagógica do FIML será realizada de forma presencial no Colégio Hugo Simas (Rua Pio XII, 195), Colégio Aplicação (Rua Piauí, 720) e no Cultural Hall (Rua Prof. João Cândido, 1156). Dentre as novidades deste ano, destaque para as aulas de “Instrumentos de Sopro”, com Alexandre Ribeiro; “Piano Criativo”, com Daniel Grajew; “Seis e sete cordas, Técnica e Estilo”, com Rogério Caetano; e “Arranjo, solução de dúvidas”, com Cristóvão Bastos. Já as aulas de “Percepção Musical”, com Aída Machado vão ocorrer no ambiente EAD.

Leia mais: Sonoridades: confira os lançamentos musicais no País

Também integram o corpo docente do evento jovens professores como o brasileiro Leonardo Jaffé, de violino, e o venezuelano Fabio Paez, de piano. O FIML também promove duas vivências: “Vivência Musical”, com o cantoautor paraibano Naldinho Freire, no dia 13 de julho, das 17h às 19h; e “Ritmos, cantos e danças tradicionais cuiabanas”, com Jhon Stuart e Estela Ceragatti, no dia 15 de julho das 17h30 às 19h. As atividades serão realizadas de forma gratuita para todos os interessados, mas é necessário fazer inscrição pelo site do festival.

Profissionais e alunos de todo o Brasil participam da programação pedagógica do FIML
Profissionais e alunos de todo o Brasil participam da programação pedagógica do FIML | Foto: Divulgação

Um dos cursos de maior procura – “Técnicas de improvisação vocal para um canto criativo”, de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira – já não tem mais vagas, e ainda restam algumas cadeiras para o curso de Estela Ceragatti, “Canto e Cantoterapia “A voz que eu desvendo””.

ENCONTRO NACIONAL DE COMPOSIÇÃO MUSICAL

Organizado por professores do curso de Licenciatura em Música da UEL em parceria com o FIML, o Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina chega a sua 6ª edição. Neste ano o evento será realizado no Cultural Hall de 16 a 18 de julho e terá como tema “Composição musical: corroendo as fronteiras estéticas”.

Direcionado a pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados na área de Composição Musical, o evento é um convite para refletir sobre as diversas faces da composição presentes no cenário brasileiro. Sobre os trânsitos entre as diferentes fronteiras estéticas e as possibilidades de corroer estas fronteiras.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina, Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Associação de Amigos do FIML. Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link