Após ter a edição comemorativa de 30 anos adiada desde de 2020 à pandemia de coronavírus, o Festival de Curitiba celebra três décadas de existência promovendo dezenas de espetáculos teatrais pelos quatro cantos da capital paranaense entre os dias 28 de março até 10 de abril. A programação conta com estreias e pré-estreias nacionais, espetáculos premiados, remontagens especiais e mostras que levarão teatro, dança, circo, música, oficinas, shows e performances para diferentes públicos, de todas as idades. Os ingressos já estão à venda pelo www.festivaldecuritiba.com.br.

Dentre os destaques deste ano está a estreia nacional do aguardado espetáculo “G.A.L.A”, que marca o retorno do premiado autor e diretor Gerald Thomas ao evento. A programação presta uma homenagem à jornalista Lúcia Camargo e faz um resgate histórico trazendo de volta 25 espetáculos que passaram pelos palcos durante as 29 edições já realizadas. A agenda conta ainda com montagens que levarão aos palcos nomes das artes cênicas conhecidos nacionalmente, como Mateus Solano, Vladimir Brichta, Júlia Lemmertz, Denise Fraga, Dani Barros, Nena Inoue, Ranieri Gonzales, Guta Stresser, Luís Melo, Deborah Colker, Denise Stoklos, Nicole Puzzi, Rosana Stavis, Edson Bueno.

Fortalecendo a união da dramaturgia com a música, a 30ª edição apresenta o show “AmarElo”, de Emicida, em única sessão no Guairão, como também os musicais “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa”, adaptação da obra de Clarice Lispector com músicas originais de Chico César; “Brasileiro, profissão: esperança”, um clássico dos anos 70 que já contou com interpretações de grandes nomes da MPB; e “Cordel do Amor Sem Fim”, com direção, cenário e figurino de Gabriel Villela.

Entre os musicais, um dos destaques é "Cordel do Amor Sem Fim", dirigido por Gabriel Villela
Entre os musicais, um dos destaques é "Cordel do Amor Sem Fim", dirigido por Gabriel Villela | Foto: Divulgação

“Essa é uma edição especial! Uma edição da celebração e do reencontro. Vamos preencher as ruas e os teatros com espetáculos, olhar para a memória desses 30 anos, homenagear pessoas importantes para o Festival, dar ênfase para espaços de diálogos e formação, além de dar o primeiro passo para o digital, com a criação de uma plataforma que facilita a conexão profissional de todos que trabalham com a cena, de atores a fornecedores, divulgando pessoas e oportunidades de trabalho. Na comemoração dessas três décadas vamos celebrar na rua, nos teatros e no universo digital”, explicam Leandro Knopfholz e Fabíula Passini, diretores do Festival de Curitiba.

O público contará ainda com a Mostra Festival na Rua, que terá mais de 120 sessões de teatro, música, circo e dança, distribuídas em áreas abertas como parques e praças, e com a participação média de 250 artistas de companhias e grupos da Grande Curitiba. E pra quem curte comédia, o festival promove mais uma edição do Risorama – um grande comedy club com os maiores nomes do humor do país, em um pot-pourri de apresentações com a possibilidade de serviço de bar para o público, tendo como anfitrião um dos precursores do stand-up no Brasil, Diogo Portugal, além de convidados como Thiago Ventura, Fábio Porchat, Danilo Gentili e Igor Guimarães.

Leia mais: Projeto Marcas no Corpo promove oficinas gratuitas de teatro

O espetáculo "Eu de Você", com Denise Fraga, está na Mostra Lúcia Camargo que comemora os 30 anos do Festival
O espetáculo "Eu de Você", com Denise Fraga, está na Mostra Lúcia Camargo que comemora os 30 anos do Festival | Foto: Cacá Bernardes/ Divulgação

Serviço:

30ª edição do Festival de Curitiba

Quando - De 28/03 a 10/04 de 2022.

Quanto - Os ingressos vão de R$ 0,00 até R$ 80,00

*Programação completa e venda de ingressos pelo site www.festivaldecuritiba.com.br

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1