A fotografia representava uma paixão para a dentista e fotógrafa Alice Ogawa, integrante do Foto Clube de Londrina. Vítima de Covid-19, Alice faleceu em 2021 e deixou na memória de todos os que a conheceram a importância que dava à arte de registrar, por meio de fotografias, suas vivências.

Exímia no que fazia, aprendeu, ao longo da vida, a manusear a câmera fotográfica e eternizar momentos de modo singular. Pelas suas lentes, a paisagem de Londrina, arredores, assim como viagens pelo Pantanal, América Latina e países asiáticos ganharam um olhar especial. As fotografias com sua assinatura se destacavam principalmente pelo enquadramento, fruto de sua sensibilidade e prazer por registrar o que encantava seus olhos.

Alice Ogawa deixou na memória de todos a importância que dava à arte de registrar vivências
Alice Ogawa deixou na memória de todos a importância que dava à arte de registrar vivências | Foto: Divulgação

Suas composições fotográficas possuem identidade. Alice captava a textura, encontrava ângulos inusitados e sabia registrar o momento decisivo. Em sua mira havia cores e suas imagens em preto e branco traziam todos os tons - do preto ao branco - e, mais que isso, expressividade.

"O Peão": foto em preto e banco de Alice Ogawa tem todas as nuances
"O Peão": foto em preto e banco de Alice Ogawa tem todas as nuances | Foto: Alice Ogawa/ Divulgação

Respeitada pelos fotógrafos mais experientes, Alice Ogawa também incentivou as pessoas a fotografar. Encontrou poses diversas em retratos que fez, documentou lugares, se encantou com barcos vistos em seus percursos mundo afora. Embora a morte repentina ainda cause tristeza, os amigos de Ogawa decidiram fazer um tributo a ela.

Por meio de uma homenagem póstuma, os amigos do Fotoclube selecionaram algumas das fotografias feitas por ela para dividir o talento de Alice Ogawa com o público. A iniciativa tem o apoio do Espaço Cultural Ceddo, em especial de sua amiga Yone Kotinda.

"É nossa maneira de agradecer pelo convívio que tivemos com essa artista e dizer à família dela e a todos que essa fotógrafa, profissional sempre atenta às questões sociais - muito contribuiu para engrandecer a cidade de Londrina. Que nossa cidade e região apreciem essas imagens", também escreveu Lucinea Rezende em nome de todos os amigos.

Dunes and lake, de Alice Ogawa: cores vibrantes e enquadramento perfeito
Dunes and lake, de Alice Ogawa: cores vibrantes e enquadramento perfeito | Foto: Alice Ogawa/ Divulgação

Serviço:

Exposição fotográfica " Alice Ogawa - Homenagem Póstuma"

Quando: até 28 de fevereiro

Onde: Espaço Cultural Ceddo - Rua Pernambuco, 725 - (43) 3321-4114

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

Entrada gratuita

Leia mais

Fotoclube de Londrina completa 50 anos

Imagens do Oriente

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.