O público londrinense terá a oportunidade de vivenciar diversas nuances da cultura oriental nesta semana. A Expo Japão volta a ser promovida após dois anos suspensa devido à pandemia de Covid. A edição de 2022 da tradicional festa japonesa será realizada a partir desta quarta-feira (15) e segue até domingo (19), na sede campestre da Acel - Associação Cultural e Esportiva de Londrina, na zona leste. Apresentações artísticas e esportivas, feira de gastronomia, exposição de produtos, palestras, e workshops fazem parte da programação.

Atrações tradicionais e contemporâneas dividirão os espaços da área com mais de 5 mil metros quadrados que será ocupada pela Expo Japão. Um dos locais mais procurados pelo público é o Pavilhão Cultural, que traz exposição de objetos, ikebana (arranjos de flores), bonecas e um local exclusivo para a tradicional Cerimônia do Chá, realizado de quinta a domingo às 14h, com participação aberta para o público. Também estão programadas apresentações de kotô (instrumento de cordas japonês) na quinta (13h30), sábado (12h e 15h15) e domingo (11h e 14h30).

Durante os cinco dias do evento, os visitantes poderão apreciar ainda espetáculos de Taikô (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Matsuri Dance (dança contemporânea), Bonsais (árvores em miniatura), desfile de vestimentas japonesas, demonstrações de artes marciais, entre outros. A programação do evento inclui atividades para todas as faixas etárias.

Imagem ilustrativa da imagem Expo Japão volta a ser realizada em Londrina
| Foto: Divulgação - Pedro Matsuo/Expo Japão

ESPAÇO NERD

O Espaço Nerd, sucesso entre os jovens, estará presente novamente na festa apresentando as tendências da cultura contemporânea oriental como o K-pop, oficinas de mangás, área para games, presença de Cosplayers, além de espaços dedicados a personagens atuais como os das franquias Star Wars e Harry Potter.

A população da terceira idade tem diversão garantida na tarde de sexta-feira (17) com apresentações, passeios, recreação e hora do lanche. No sábado (18), Dia da Imigração Japonesa está programado o Culto In Memorian aos imigrantes japoneses. A celebração será com o monge do Templo Honpa Hongwanji de Londrina.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

Com capacidade para atender duas mil pessoas, a praça de alimentação da festa contará com oito restaurantes que reúnem o melhor da gastronomia oriental. Além disso, haverá também food trucks, cafeteria e doceria.

EXPOSIÇÃO AGRÍCOLA

Nesta edição os eventos agrícolas estão concentrados em um mesmo espaço, com a 59ª Exposição Agrícola, que mostra a diversidade da produção da zona rural de Londrina e região, e o 9º AgroInovatec, evento técnico e de formação da Expo Japão.

“Como a demanda da atual sociedade é focada em alimentos saudáveis, a programação de palestras vai focar na experiência de agricultores e de entidades como o IDR e a Universidade Estadual de Londrina”, explica um dos coordenadores do evento, Tumoru Sera.

LEIA TAMBÉM:

+ Inscrições para cursos do Festival de Música serão abertas no dia 20

“Nossa expectativa é a melhor possível. Sentimos que a cidade e toda a região estão aguardando a Expo Japão, e esperamos superar o recorde da edição de 2019, que foi de 35 mil pessoas nos cinco dias de festa”, revela Luciano Matsumoto, coordenador geral do evento.

A Expo Japão é uma realização da Acel. O evento tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), Grupo Folha de Comunicação, entre outras empresas e entidades; e conta com apoio da Prefeitura de Londrina, Aliança Cultural Brasil – Japão do Paraná, Consulado Geral do Japão em Curitiba.

SERVIÇO

Expo Japão 2022

Quando – De quarta (15) a domingo (18) (quarta e sexta-feira: das 18h às 22h; quinta, sábado e domingo: das 10h às 22h)

Onde – Acel (Rua Archiles Pimpão Ferreira, 2300 (Estrada do Limoeiro)

Quanto - R$ 5,00 (meia) a R$10,00 (inteira). Entrada franca: Crianças até 4 anos e idosos acima de 65 anos

*Programação completa no site www.expojapao.com.br

****

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1