| |

Folha 2 5m de leitura

Espetáculo propõe reflexões sobre padrões de normalidade

Performer cearense Jéssica Teixeira aborda os limites do corpo no espetáculo “E.L.A.”, atração do Festival de Dança nesta segunda (10)

ATUALIZAÇÃO
10 de outubro de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Espetáculo propõe reflexões sobre padrões de normalidade

Uma observação sobre o próprio cotidiano inspirou a performer cearense Jéssica Teixeira na concepção do espetáculo “E.L.A.”. Destaque na programação do Festival do Festival de Dança de Londrina 2022 na noite desta segunda-feira (10), a montagem aborda questões sobre beleza, saúde, aceitação, política e acessibilidade sob a ótica de uma pessoa com deficiência. A apresentação acontece às 20 horas, no Teatro Ouro Verde. 

 Leia mais: 

Funcart oferece cursos de dança, coral e teatro em Londrina

“E.L.A.” tem emocionado plateias de diversas cidades brasileiras e desde que estreou em 2019 vem provocado profundas reflexões sobre um tema urgente. A montagem confronta os padrões de normalidade atribuídos aos corpos e a construção do que se de chama de beleza e senso estético por vários vieses, inclusive o histórico.   

No palco, Jéssica Texeira mescla vídeo, artes plásticas e dramaturgia por meio de colagens e textos autobiográficos que estimulam a discussão sobre a aceitação de cada indivíduo no mundo. Com direção de Diego Landin, “E.L.A.” joga luz, com extrema sensibilidade, à temática dos limites do corpo e, indiretamente, da inclusão social. 

Espetáculo confronta os padrões de normalidade atribuídos aos corpos e a construção do que se de chama de beleza
 

A montagem foi inspirada nas vivências pessoais da artista que atua como atriz, diretora, dramaturga e produtora em Fortaleza (CE).  Pessoa com deficiência motora, ela viveu na pele diversas manifestações de preconceito por não ter um corpo que se encaixa nos “padrões estéticos”. 

O Festival de Dança de Londrina 2022 é apresentado pela Copel, por meio do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado e Comunicação Social e Cultura), com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura. O Festival é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart e da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  

Serviço: 

Festival de Dança de Londrina – 2022 

Espetáculo “E.L.A.” - Jéssica Teixeira  (Fortaleza - CE) 

Quando – Segunda-feira (10), às 20 horas 

Onde – Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85) 

Quanto - R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada) 

Ponto de venda – Bilheteria do Teatro Ouro Verde e Plataforma Sympla 

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS