Livros de autores londrinenses que abordam temáticas diversas serão lançados neste final de semana. Professora de direção teatral no curso de Artes Cênicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Adriane Maciel Gomes fará duas sessões de lançamento do seu livro “Giorgio Strehler: tradição e renovação no teatro”. A primeira delas acontece nesta sexta-feira (13), às 18 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL. A segunda será realizada no próximo dia 19, às 20h, na Funcart.

A obra de Adriane Gomes é a primeira publicação brasileira dedicada às encenações do diretor teatral italiano Giorgio Strehler, fundador do Piccolo Teatro di Milano, cujas encenações e atividades de produção cultural figuram dentre as principais do século XX. O livro é resultante da tese da autora defendida no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Unicamp. A autora permaneceu por um ano em Milão, desenvolvendo sua investigação, vasculhando os arquivos do Piccolo Teatro di Milano e do Fondo Giorgio Strehler (os mais importantes acervos voltados à conservação da memória desse encenador) e tendo a oportunidade ímpar de entrevistar atrizes, atores e colaboradores de Strehler.

Imagem ilustrativa da imagem Escritores londrinenses lançam livros
| Foto: Divulgação

Ainda nesta sexta-feira (13), o jornalista e escritor Fábio Luporini, lança sua terceira biografia. O livro “Enfermagem UEL – 50 anos de muitas histórias para contar” será lançado às 19h, no Teatro Ouro Verde. “O projeto, que nasceu do coração das professoras do departamento, foi desenvolvido ao longo de um ano, entre pesquisa histórica, documentos e entrevistas”, diz Fábio Luporini, que também é autor dos livros “Adma – Uma história de fé” (2016) e “Sonia Secco – De volta à vida” (2019).

O jornalista e escritor Fábio Luporini,  lança sua terceira biografia. O livro “Enfermagem UEL – 50 anos de muitas histórias para contar”
O jornalista e escritor Fábio Luporini, lança sua terceira biografia. O livro “Enfermagem UEL – 50 anos de muitas histórias para contar” | Foto: Divulgação

Com 200 páginas, o livro relembra os primórdios do curso, desde a primeira resolução de instalação, o primeiro vestibular, as dificuldades de acesso ao campus, a construção do primeiro currículo, até a participação dos professores em alguns projetos importantes, como a construção de políticas públicas que deram origem ao SUS (Sistema Único de Saúde), entre outras pesquisas e atendimentos que se tornaram referência no Brasil.

O escritor e economista londrinense Venâncio de Oliveira lança seu primeiro romance no domingo (15), às 16 horas, no Museu Hsistórico, dentro da programação do 17º Festival Literário de Londrina – Londrix. O livro “Face Desfeita”
O escritor e economista londrinense Venâncio de Oliveira lança seu primeiro romance no domingo (15), às 16 horas, no Museu Hsistórico, dentro da programação do 17º Festival Literário de Londrina – Londrix. O livro “Face Desfeita” | Foto: Divulgação

O escritor e economista londrinense Venâncio de Oliveira lança seu primeiro romance no domingo (15), às 16 horas, no Museu Histórico, dentro da programação do 17º Festival Literário de Londrina – Londrix. O livro “Face Desfeita” acompanha a história de Diego, jornalista de formação que partindo para encontrar um emprego em Buenos Aires encontra Luna, filha de paraguaia, de 23 anos. A obra narra o arrebatamento da paixão dos dois personagens que se defrontam com as limitações que é viver num amor contemporâneo disruptivo.

Leia mais: Personagem da novela Pantanal aborda grilagem de terras no Norte do Paraná

Segundo autor, “Face desfeita” é uma história latino-americana, um olhar brasileiro para Argentina e México e de uma argentina para a realidade brasileira. Um livro existencialista que busca trabalhar a complexidade da vida e os limites das nossas expectativas frente a um mundo em transformação. Doutor em economia, Venâncio Oliveira também publicou o livro de contos “Quando a chuva chega”, pela editora Ediciones Periféricos.

Serviço:

Lançamento de livros

“Giorgio Strehler: tradição e renovação no teatro”, de Adriane Maciel

Quando – Sexta-feira (13), às 18 horas

Onde - Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)

Gratuito

“Enfermagem UEL – 50 anos de muitas histórias para contar”, de Fábio Luporini

Quando – Sexta-feira (13), às 19 horas

Onde – Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Gratuito

“Face Desfeita”, de Venâncio de Oliveira

Quando – Domingo (15), às 16 horas

Onde – Museu Histórico de Londrina

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1