| |

Folha 2 5m de leitura

Escritor indígena ministra palestra no Sesc Cadeião

Autor de 24 livros, Olivio Jekupé falará sobre "Literatura Indígena na Cidade" nesta quinta-feira (15), às 19h30, com entrada franca

ATUALIZAÇÃO
14 de setembro de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Escritor indígena ministra palestra no Sesc Cadeião

As lendas e costumes que fazem parte do cotidiano dos índios que vivem em aldeias ganharão destaque na programação londrinense da 41ª Semana Literária Sesc PR. O tema será abordado por Olivio Jekupé, escritor guarani com 24 livros publicados. Nascido em Novo Itacolomi, no Norte do Paraná, o convidado ministrará a palestra “Literatura Indígena na Cidade”, que acontece às 19h30, no Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, com entrada franca. 

 Leia mais: Livro de contos traz o desajuste nosso de cada dia

Morando atualmente na aldeia Kakane Purã, em Curitiba, Olivio Jekupé estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Universidade de São Paulo (USP). Embora não tenha conseguido concluir o curso, continuou escrevendo e ministrando palestras no Brasil e exterior divulgando a cultura indígena e sua literatura nativa.  

Entre suas obras de ficção estão livros como “As queixadas e outros contos guaranis”, “Tekoa, conhecendo uma aldeia indígena”, “Ajuda do saci” e “Iarandu, o cão falante”. Fundou a Editora Jekupé e aproveita, em suas publicações, a tradição oral indígena para transcrever histórias como a do livro “A mulher que virou uratau”.  Os textos do escritor destacam o povo guarani e suas formas de viver e pensar. São obras para crianças e adultos, que oferecem a possibilidade de conhecermos como a literatura nativa pode chegar à cidade.  

Além da palestra com Olivio Jekupé, o Sesc Cadeião Cultural promove nesta quinta-feira (14), às 10h e às 15h30 a Oficina&Cinema: Curtas de animação “Uma estrela no quintal”, “O velho aquecedor”, “Realejo”, “Brinquedo novo” e a “Menina da chuva” , com Andrea Villas-Boas e Carolina Panchoni. Às 11h, haverá a Contação de História: Pret(A), com Thainara Pereira. Às 15h está programada a Oficina Arte&Música: Construindo Instrumentos musicais, com Carolina Panchoni e Leopoldo Nantes.  

Às 16h, será realizado o lançamento de “Monstronário – Monstros e assombrações do Brasil de A a Z”, de Lúcia Tulchinski com ilustrações de Alexandre Carvalho. Às 17h, acontece o debate “Jornalismo e escuta, comunicação e afeto”, com a jornalista e pesquisadora Layse Moraes. Às 19h, haverá apresentação de “Poesia-Performance”, com o Núcleo de Teatro Cadeião.  

Serviço:  

41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro  

Quando - Até 18 de setembro  

Onde- Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)  

*A programação completa do evento está disponível no site Sesc PR

  ...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou link

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS