O público londrinense terá a oportunidade de conhecer o trabalho de diversos artistas locais que produzem trabalhos em cerâmica. Peças artesanais de variados estilos tamanhos serão expostas durante o 1º Encontro de Ceramistas de Londrina, que acontece a partir desta quinta-feira (30) até sábado (2), no Ateliê de Arte Yoshiya, com entrada franca. Durante o evento, os visitantes poderão acompanhar a demonstração de diferentes técnicas de criação de itens produzidos com argila.

Os organizadores destacam que é a primeira vez que um evento reúne ceramistas da cidade. “Ficamos surpresos com a receptividade dos 31 artistas que aceitaram o convite para participar do encontro que devem promover uma troca de saberes riquíssima. Até mesmo nós, que atuamos nessa área e participamos de eventos nacionais e internacionais, fomos surpreendidos com a variedade e a beleza de peças produzidas em Londrina. Os artistas daqui não ficam devendo nada em relação a artistas mundialmente reconhecidos. Trata-se de uma oportunidade imperdível”, enfatiza a ceramista Rosana de Andrade, que integra o Coletivo Terracota, entidade que está promovendo o encontro.

Mikaela Lentini, Udhi Jozzolino, Yoshiya Nakagawara Ferreira e Rosana Batista Andrade: entre as artistas que compõem a mostra
Mikaela Lentini, Udhi Jozzolino, Yoshiya Nakagawara Ferreira e Rosana Batista Andrade: entre as artistas que compõem a mostra | Foto: Divulgação

Leia mais: Livro de autor londrinense traz a ficção como instrumento de redenção

Ela comenta durante o evento os visitantes poderão apreciar trabalhos bastante inusitados. “Há uma infinidade de peças, de pequenos incensários a bustos ricos em cores de detalhes que demostram que a sensibilidade e a criatividade dos artistas não têm limites”, ressalta ao informar que o público também terá a oportunidade de conhecer itens do acervo de Ateliê de Arte Yoshiya, composto por obras de artistas renomados, cerâmica japonesa e pré-colombiana. “Vou expor algumas peças raras, entre elas obras que adquiri no México e que foram produzidas há séculos por índios locais” destaca a artista plástica Yoshiya Nakagawara Ferreira, uma das precursoras de trabalhos artísticos produzidos em Londrina a partir da cerâmica.

Também integra a programação do encontro a demonstração de técnicas como pinch com paleteado, modelagem em torno e acordelado, que serão feitas por ceramistas participantes do evento. Professora de cerâmica do Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Tania Sugeta demonstrará como são produzidas peças de raku, técnica que produz efeitos de cores e desenhos na argila por meio de choque térmico.

Cerâmica do Ateliê Eva de Amanda Abranches
Cerâmica do Ateliê Eva de Amanda Abranches | Foto: Julia Bahls/ Divulgação

Ela explica que na cerâmica artística ou artesanal, não existe o mesmo rigor de materiais e equipamentos que a indústria cerâmica possui. “Em um ateliê, numa mesma queima (forno elétrico) são colocadas peças feitas com argilas de cores diferentes e vidrados reagentes que podem estourar e danificar as peças vizinhas. Numa queima a gás ou lenha as condições de clima, temperatura ambiente, umidade, fase da lua, tudo pode interferir positiva ou negativamente na queima. Uma das vantagens da cerâmica artística é que às vezes é possível incorporar defeito como efeito”, explica.

A docente ressalta algumas características que acha mais interessantes na cerâmica artística. “Pode ser até meio clichê, mas é estar em contato com um material que em todo seu processo envolve e evoca os quatro elementos da natureza, terra, água, ar e fogo, o contato direto das mãos com a matéria na possibilidade de conformá-la e transformá-la quase em tudo que você puder imaginar”, ressalta a docente.

Serviço:

1º Encontro de Ceramistas de Londrina

Quando – Quinta-feira (30), das 17h às 20h; sexta (1) e sábado (2), das 14h às 19h

Onde - Ateliê de Arte Yoshiya (Rua Fernando de Noronha, 1.400)· Entrada gratuita

Programação:

Quinta-feira (30 de junho)

17 h às 20 h – Abertura do evento, exposição e venda de cerâmica

Sexta-feira (1 de julho)

14h às 19h - Exposição e venda de cerâmica

15h - Demonstração de Pinch com Paleteado – com Silvana Palma

17h - Demonstração de Raku – com Tania Sugeta

Sábado (2 de julho)

14h às 19h - Exposição e venda de cerâmica

15h - Demonstração de Modelagem em Torno, com Fernando Carvalho

17h - Demonstração de Acordelado, com Amanda Abranches

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1