| |

Folha 2 5m de leitura

Documentário 'Caminhos do Graffiti' estreia nesta sexta (16)

Curta-metragem registra o processo de produção das obras artísticas nos viadutos da Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

ATUALIZAÇÃO
15 de setembro de 2022

Bárbara Giovana Santos
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Documentário 'Caminhos do Graffiti' estreia nesta sexta (16)

Quem passa pela Avenida Dez de Dezembro pode perceber um caminho mais bonito desde que os sete viadutos que compõem o percurso receberam diferentes pinturas, através do Projeto Caminhos do Grafitti. Todo o processo de produção artística, que teve início em fevereiro deste ano, foi registrado e será exibido em forma de documentário  na sexta-feira (16), às 19h, na Escola de Circo de Londrina. 

Acompanhando o desenvolvimento dos meses de trabalho, o jornalista Luciano Paschoal compila os momentos de execução das grandes telas e a perspectiva da equipe que integrou o projeto. Algumas imagens do documentário também foram produzidas por adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa das Artes, na zona sul de Londrina. Foi a primeira vez em que esses jovens tiveram o contato prático com o audiovisual. 

GRAFITANDO A HISTÓRIA DA CIDADE

Com objetivo artístico e também pedagógico da grafitagem, uma arte originalmente crítica e que se faz presente nos espaços públicos, o Caminhos do Graffiti desenvolveu abordagens temáticas para que cada viaduto contasse um pouco da história e da diversidade de Londrina. 

O primeiro, do artista Huggo Rocha, ilustra a importância do café para a cidade, seguido do viaduto intitulado "Pioneiros" do artista Napa. O terceiro, no viaduto da Avenida Celso Garcia Cid, homenageia Londrina como ‘’Cidade das Artes’’ e é assinado por Kenia Kuriki e Jay Moraes. No viaduto que direciona ao aeroporto, o artista Zion ilustra Santos Dumont e o avião 14 bis. 

O graffiti no viaduto da Avenida Celso Garcia, assinado por Kenia  Kuriki e Jay Moraes, homenageia Londrina como "Cidade das Artes"
 

Outra personalidade que recebeu homenagens com grafites de Jota Dias na quinta etapa, foi o arquiteto Vilanova Artigas, responsável pelos projetos do Cine Ouro Verde, a Antiga Estação Rodoviária atual Museu de Arte, a Casa da Criança e o Edifício Autolon. Já o grafite na estrutura do viaduto da Avenida Juscelino Kubitschek registrou a história da tv e do rádio nas terras londrinenses e, finalizando a ação, o viaduto vizinho à rodoviária homenageou as diferentes etnias, culturas e origens presentes no país. 

Os trabalhos foram realizados pela Associação Londrinense de Circo, Coletivo CapStyle em conjunto com a Fábrica Rede Popular de Cultura, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Com vinte minutos de duração, o documentário exibe a dimensão e o impacto desse projeto na cidade. Em conjunto com a estreia ocorre o lançamento do site do Caminhos do Graffiti, onde é possível acessar e conhecer os artistas envolvidos, além das fotos e conteúdos sobre a ação. 

SERVIÇO

Exibição de documentário Projeto Caminhos do Grafitti

Onde: Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 836)

Quando: Sexta-feira (16) às 19h

Ingressos: Gratuitos

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS