Imagem ilustrativa da imagem De Bach a Beatles
| Foto: Divulgação

Clássicos da música universal, com obras desde o período barroco até composições dos Beatles arranjadas para violão e cordas fazem parte do programa do concerto inédito que a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina apresenta neste domingo (1º). O evento tem início às 10h30 e será realizado no Espaço Villa Rica, com a participação do violonista Natanael Fonseca. A regência ficará a cargo do maestro Evgueni Ratchev.

A Orquestra apresentará um programa eclético, que vai do erudito ao popular com obras de Bach, Clarisse Assad, Villa-Lobos e Leo Brouwer, “remetendo a ideia que a música de Bach está presente nas obras dos compositores contemporâneos e continua ser uma fonte de inspiração na arte moderna”, explica a coordenadora da mostra, Irina Ratcheva.

Do compositor J. B. Bach, a orquestra apresentará Concerto Brandemburgo n.3 para cordas; Ária para cordas da Suíte Orquestral n.3 Siciliana para cordas; Badinerie da Suíte Orquestral, Chaconne (da Partita n.2 para violino Solo )); de Villa-Lobos e Clarisse Assad (Bachianas Brasileiras n.5 para cordas/Aria (Cantilena)). Os solistas executarão ainda uma releitura da música dos Beatles com a Suíte From Yesterday to Penny Lane para violão solo e cordas, intitulada “Beatlerianas” do compositor cubano Leo Brouwer, com a participação do violonista Natanael Fonseca. “A ideia é promover o encontro entre duas linguagens únicas, distantes, mas com características surpreendentemente semelhantes, apreciar as famosas composições como Aria de Bach e Yesterday, dos Beatles.”

Imagem ilustrativa da imagem De Bach a Beatles
| Foto: Divulgação

Leo Brouwer é considerado o maior músico erudito cubano em todos os tempos. Compositor, maestro e guitarrista cubano contemporâneo, é um dos autores eminentes da música da guitarra clássica e as suas obras são executadas por guitarristas de todo o mundo, e também um fã dos Beatles. Influenciando pela obra e genialidade do quarteto, em 1986 Brouwer escreveu a obra From Yesterday to Penny Lane, for guitarra and strings (para violão solo e cordas). Alguns clássicos foram transformados em uma espécie de "Suíte" chamada também de "História dos Beatles", um desenvolvimento dos arranjos das músicas feitas originalmente para duas guitarras. A obra é composta por sete canções do quarteto de Liverpool: “Eleanor Rigby”, “Yesterday”, “She's Leaving Home”, “Ticket to Ride”, “Got to get you into my Life”, “Here There and Everywhere” e “Penny Lane”.

Leia mais: Novos singles trazem regravações e canções inéditas

O concerto faz parte de XI Mostra de Música de Câmara – Diálogos: a música do Brasil e do Mundo que, desde 2011 realiza espetáculos em diversos espaços da cidade, além de apresentações em escolas, palestras, workshops e cursos online. O evento é uma realização da Artis Colegium Associação Cultural com direção artística do violinista Evgueni Ratchev, coordenação geral de Irina Ratcheva e patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e Unimed Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem De Bach a Beatles
| Foto: Divulgação

Serviço:

Concerto De Bach a Beatles

Quando – Domingo (1º), às 10h30

Quanto – R$ 20 e R$10 (meia-entrada)

Ponto de venda - https://www.sympla.com.br/concerto-de-bach-a-beatles--solistas-de-londrina-e-convidados__1557099

*Leve um quilo de alimento não perecível para doação para o instituto Geração Integrar

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

mockup