De Bach a Beatles
Orquestra de Câmara Solistas de Londrina apresenta concerto inédito neste domingo (1º)
PUBLICAÇÃO
sábado, 30 de abril de 2022
Orquestra de Câmara Solistas de Londrina apresenta concerto inédito neste domingo (1º)
Marcos Roman - Grupo Folha


Clássicos da música universal, com obras desde o período barroco até composições dos Beatles arranjadas para violão e cordas fazem parte do programa do concerto inédito que a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina apresenta neste domingo (1º). O evento tem início às 10h30 e será realizado no Espaço Villa Rica, com a participação do violonista Natanael Fonseca. A regência ficará a cargo do maestro Evgueni Ratchev.
A Orquestra apresentará um programa eclético, que vai do erudito ao popular com obras de Bach, Clarisse Assad, Villa-Lobos e Leo Brouwer, “remetendo a ideia que a música de Bach está presente nas obras dos compositores contemporâneos e continua ser uma fonte de inspiração na arte moderna”, explica a coordenadora da mostra, Irina Ratcheva.
Do compositor J. B. Bach, a orquestra apresentará Concerto Brandemburgo n.3 para cordas; Ária para cordas da Suíte Orquestral n.3 Siciliana para cordas; Badinerie da Suíte Orquestral, Chaconne (da Partita n.2 para violino Solo )); de Villa-Lobos e Clarisse Assad (Bachianas Brasileiras n.5 para cordas/Aria (Cantilena)). Os solistas executarão ainda uma releitura da música dos Beatles com a Suíte From Yesterday to Penny Lane para violão solo e cordas, intitulada “Beatlerianas” do compositor cubano Leo Brouwer, com a participação do violonista Natanael Fonseca. “A ideia é promover o encontro entre duas linguagens únicas, distantes, mas com características surpreendentemente semelhantes, apreciar as famosas composições como Aria de Bach e Yesterday, dos Beatles.”

Leo Brouwer é considerado o maior músico erudito cubano em todos os tempos. Compositor, maestro e guitarrista cubano contemporâneo, é um dos autores eminentes da música da guitarra clássica e as suas obras são executadas por guitarristas de todo o mundo, e também um fã dos Beatles. Influenciando pela obra e genialidade do quarteto, em 1986 Brouwer escreveu a obra From Yesterday to Penny Lane, for guitarra and strings (para violão solo e cordas). Alguns clássicos foram transformados em uma espécie de "Suíte" chamada também de "História dos Beatles", um desenvolvimento dos arranjos das músicas feitas originalmente para duas guitarras. A obra é composta por sete canções do quarteto de Liverpool: “Eleanor Rigby”, “Yesterday”, “She's Leaving Home”, “Ticket to Ride”, “Got to get you into my Life”, “Here There and Everywhere” e “Penny Lane”.
Leia mais: Novos singles trazem regravações e canções inéditas
O concerto faz parte de XI Mostra de Música de Câmara – Diálogos: a música do Brasil e do Mundo que, desde 2011 realiza espetáculos em diversos espaços da cidade, além de apresentações em escolas, palestras, workshops e cursos online. O evento é uma realização da Artis Colegium Associação Cultural com direção artística do violinista Evgueni Ratchev, coordenação geral de Irina Ratcheva e patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e Unimed Londrina.

Serviço:
Concerto De Bach a Beatles
Quando – Domingo (1º), às 10h30
Quanto – R$ 20 e R$10 (meia-entrada)
Ponto de venda - https://www.sympla.com.br/concerto-de-bach-a-beatles--solistas-de-londrina-e-convidados__1557099
*Leve um quilo de alimento não perecível para doação para o instituto Geração Integrar
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

