Uma das vozes mais representativas da literatura afro-brasileira contemporânea, a poeta, escritora, atriz, diretora e professora de teatro Cristiane Sobral é um dos destaques da programação da 17ª edição do Festival Literário de Londrina – Londrix. Autora de dez livros, a escritora carioca radicada em Brasília participa do evento nesta quarta-feira (11), às 20 horas, ministrando a palestra “Poética, Potência e Denúncia”. A atividade acontece no Museu Histórico, com entrada gratuita.

Imagem ilustrativa da imagem Cristiane Sobral ministra palestra no Londrix
| Foto: Divulgação

Na palestra, Cristiane Sobral vai enfocar a literatura praticada por autores pretos e pardos. O debate promete instigar os participantes. “Vou invocar, sobretudo, a literatura negra brasileira. Gostaria de saber, por exemplo, a quantidade [de livros] de autores negros que está nas respectivas estantes. É pouquíssimo. Espero que as pessoas reconheçam essa ausência e busquem adquirir essa literatura”, avisa.

Para a multiartista, na literatura brasileira raras são as narrativas em que as personagens negras apresentam subjetividades maiores. Normalmente, de acordo com a autora, os temas estão atrelados aos estereótipos, principalmente à escravidão e à marginalidade. “No campo da ficção nós, escritores, temos outras possibilidades de narrativa, que precisam cada vez mais de representação literária. Precisamos apresentar mais a nossa narrativa e, sobretudo, informar que a cultura negra é um patrimônio cultural brasileiro, além do carnaval e do esporte”, complementa.

Leia mais: Por dentro de Londrina

Após o debate, que terá mediação de Amanda Crispim, a convidada fará o lançamento dos livros “Amar Antes que Amanheça” e “Não Vou Mais Lavar Pratos”, ambos de sua autoria. Cristiane Sobral é bacharel e Licenciada em Interpretação e Mestre em Artes (UnB). Dirigiu o grupo de teatro Cabeça Feita por 17 anos. Publicou em diversas antologias nacionais e internacionais. Já palestrou e ministrou oficinas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, África do Sul, Colômbia e Equador. Em 2019, palestrou sobre literatura negra em nove universidades estadunidenses, inclusive Harvard. Nesse mesmo ano, foi jurada do Prêmio Jabuti, categoria de contos. Seu espetáculo mais recente é “Esperando Zumbi”, que fez temporada no Brasil e em Moçambique.

O amor em Tempos de ódio

Antes da palestra com Cristiane Sobral, o Londrix promove um bate-papo com o escritor londrinense Eduardo Baccarin Costa, que às 19 horas, abordará o tema “Amor em Tempos de Ódio – Uma Leitura Lírica dos Tempos da Ditadura”. Após a conversa, o convidado participará do pré-lançamento do livro “O Homem do Tempo”, de sua autoria.

Imagem ilustrativa da imagem Cristiane Sobral ministra palestra no Londrix
| Foto: Divulgação

Durante o encontro que também acontece no Museu Histórico, serão citadas obras de autores brasileiros como Thiago de Mello (morto recentemente), Chico Buarque e Vinicius de Moraes. Serão contempladas ainda análises de obras do chileno Pablo Neruda e do português Antônio Lobo Antunes.

O lirismo, a que se refere a palestra, está intrinsecamente atrelado a uma forma de resistência num período cruel. “O lirismo serviu como uma espécie de militância contra a violência brutal de uma ditadura, que mata, tortura e cerceia palavras”, diz Baccarin Costa, que atualmente ocupa a cadeira 39 da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.

Com nove livros publicados, o escritor ministra cursos de oratória e escrita criativa, além de atuar como professor, poeta, escritor e produtor cultural. Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, estuda a literatura produzida durante as Ditaduras de Brasil e Portugal no século vinte.

Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Aarpa), o Londrix tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Serviço:

17º Festival Literário de Londrina (Londrix)

Palestra “Amor em Tempos de Ódio – Uma Leitura Lírica dos Tempos da Ditadura”, com Eduardo Baccarin

Quando – Quarta-feira (11), às 19 horas

Onde Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)

Gratuito

Palestra “Poética, Potência e Denúncia”, com Cristiane Sobral

Quando – Quarta-feira (11), às 20 horas

Onde Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1