| |

Folha 2 5m de leitura

Concerto no Santuário comemora os 88 anos de Londrina

Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina se apresenta neste sábado (10), no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

ATUALIZAÇÃO
10 de dezembro de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

O Quinteto de Cordas da Orquestra Solistas de Londrina faz concerto no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no repertório obras, de Mozart, Bach e outros compositores
 

Um concerto com o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina celebra os 88 anos da cidade neste sábado (10). Com entrada gratuita, a apresentação acontece às 19h30, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova. O evento integra a programação da 12ª edição da Mostra de Música de Câmara. 

 LEIA MAIS:

Na Copa do Catar, mulheres fazem um gol planetário

O repertório é composto por obras de compositores como Tomaso Giovanni Albinoni (1671–1750), Johann Sebastian Bach (1685—1750), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e clássicos natalinos.  “Muitas dessas composições nasceram dentro das igrejas, principalmente, no Renascimento em que os templos eram os que contratavam e incentivavam os compositores. A música nos leva até Deus e, por isso, queremos sempre abrir as portas do Santuário para grupos e orquestras”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. 

O concerto tem direção artística do maestro Evgueni Ratchev e contará com a participação do violonista Natanael Fonseca, solista convidado que irá executar a obra de Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741), abrilhantando o programa. Baiano, Natanael Fonseca tem a sua trajetória musical dividida entre o violão erudito e a viola de arco. É mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro (Portugal), fez licenciatura e especialização em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também foi professor, e é violista da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) desde 1991 e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde a sua fundação.  

A 12ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: música, história e educação” tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), além do apoio de empresas como Unimed Londrina, Espaço Villa Rica, Grupo Folha de Londrina, UEL FM, CBN Londrina, PIB Londrina e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. A organização é da Artis Colegium Associação Cultural, com coordenação geral da pianista Irina Ratcheva.  

 Além do concerto natalino, o público terá a oportunidade de participar da tradicional Quermesse do Santuário, realizada desde o primeiro dia de fundação da capelinha, em 1940. Neste sábado (10), o evento acontece das 16h às 21h, e contará com praça de alimentação com venda de pastel, coxinha e refrigerante, além de feira de artesanato com empreendedores locais do Bazar da Madre. 

LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 14 de dezembro, o jornalista Fábio Luporini lança o livro que conta a história do SantuárioNossa Senhora Aparecida, desde que foi inaugurada a capelinha, em 1940. São mais de 80 anos registrados em narrativas que contam personagens e fatos, acontecimentos e conquistas do Santuário. “Garimpamos as histórias com entrevistas de pioneiros ainda vivos, além de pesquisa em jornais e documentos da época. O livro ficou lindo porque é um retrato de uma comunidade, de um pedaço da história de Londrina”, ressalta o jornalista Fábio Luporini.

 No dia seguinte ao lançamento do livro, em 15 de dezembro, o Santuário inicia a tradicional Novena de Natal, sempre às 18h30, aos sábados e domingos, e às 19h30 durante a semana. 

Serviço: 

Concerto com o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina 

Quando - Sábado (10), às 19h30 

Onde - Santuário de Nossa Senhora Aparecida  (R. Grajaú, 257 - Vila Nova) 

Gratuito 

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link 

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS