Professor de Direito da Universidade Federal de São Paulo, Renan Quinalha é especialista da CNN Brasil para assuntos de diversidade e fará o lançamento de seu mais recente livro: "Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias" na Livraria Olga, localizada à Rua Pio XII n° 313, no centro de Londrina. O evento começa às 17h e será aberto ao público que poderá adquirir o livro e interagir com o autor.

Publicado este ano pela Editora Autêntica, a obra sistematiza anos de estudos e elaborações em torno da temática de gênero e sexualidade, trazendo à tona a luta por igualdade e aceitação no País. Quinalha compartilha neste livro reflexões teóricas e historiográficas em linguagem acessível, sem renunciar à profundidade das discussões, com o objetivo de atingir um público mais amplo interessado no universo LGBTI+.

O autor considera que Londrina seja um polo cultural e por isso incluiu a cidade na rota de lançamento. Esta obra destina-se tanto a pessoas que desejam investigar a fundo essa temática como àquelas que estão dando seus primeiros passos nos estudos de gênero e sexualidade. Ela é, sobretudo, um convite à ação política e à luta por igualdade, diversidade e democracia.

Renan Quinalha: livro é um convite à ação política e à luta por igualdade, diversidade e democracia
Renan Quinalha: livro é um convite à ação política e à luta por igualdade, diversidade e democracia | Foto: Divulgação

Apesar de a sociedade ainda ter muito a evoluir sobre o tema, o autor destaca os avanços em duas frentes: "A primeira delas em termos de visibilidade. Hoje temos um espaço muito maior para debates e discussões. Na televisão este é um tema que frequenta as telenovelas, os telejornais e uma série de outras frentes da cultura brasileira onde a gente vê que a dimensão das existências LGBT+ estão cada vez mais reconhecidas e retratadas não mais de modo caricatural ou estigmatizante, mas de modo positivo e não discriminatório", pensa.

Uma outra frente de avanço importante, para o autor, diz respeito aos direitos reconhecidos. "A gente tem um ciclo de reconhecimento de direitos, sobretudo pelo Supremo Tribunal Federal que vem, desde 2011, com o reconhecimento da união homoafetiva, depois o direito à adoção por casais do mesmo sexo, o direito à identidade de gênero de pessoas trans, a criminalização da lgbtfobia, em 2019, o direito à doação de sangue por homossexuais em 2020. Enfim, uma série de conquistas e avanços de direitos. Porém, a gente precisa agora tirar tudo isso do papel e fazer com que a realidade das pessoas seja mais próxima a esse reconhecimento formal de direitos conquistados", reflete.

Pela manhã, Quinalha também participará de uma Roda de Conversa na Universidade Estadual de Londrina. O encontro acontecerá às 10h na Sala de Eventos 683 do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Ele também é autor de "Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT" (Companhia das Letras); "Ditadura e homossexualidades: expressão, resistência e a busca pela verdade" (EdUFSCar) e " Espectros Da Ditadura - Da Comissão Da Verdade" (Autonomia Literária).

No período da tarde ele irá compor a Banca de Defesa do Programa de Mestrado em Comunicação (PPGCom) do pesquisador Wesley Colati, responsável por desenvolver uma dissertação que debate literatura e democracia em um contexto pós-ditadura. Doutor em Relações Internacionais, Renan Quinalha é membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo.

Imagem ilustrativa da imagem Comentarista da CNN Brasil lança livro em Londrina nesta sexta-feira
| Foto: Divulgação

Serviço

Lançamento do livro 'Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias', de Renan Quinalha

Quando: sexta-feira (14), às 17 horas

Onde: Livraria Olga - Rua Pio XII n° 313

Valor: R$50 - disponível nas principais livrarias do país (Livraria Curitiba e Livraria da Vila em Londrina) e também nas plataformas online (Amazon, Submarino, Americanas)

Leia mais:

https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/leiturinha-273091.html

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.