Começam as filmagens de 'Assalto à Brasileira' em Londrina
Viaturas antigas estacionadas no Calçadão indicam as primeiras gravações na manhã deste sábado (30)
PUBLICAÇÃO
sábado, 30 de novembro de 2024
Viaturas antigas estacionadas no Calçadão indicam as primeiras gravações na manhã deste sábado (30)
Celia Musilli
Quem passou na manhã deste sábado (30) pelo Calçadão de Londrina, viu um ônibus e uma frota de carros de época da Polícia Civil estacionados em frente à antiga agência do Banestado onde ocorreu um assalto histórico em 1987.
As viaturas e fuscas antigos são para as filmagens de "Assalto à Brasileira", cujas primeiras cenas começaram a ser gravadas nesta manhã, transformando o Calçadão em cenário para aquele que deverá ser um filme marcante para a cidade.
No entorno da agência, os transeuntes acostumados a ver por ali exposições de carros antigos não entenderam, à primeira vista, o que estava acontecendo, mas logo ficou claro, pela quantidade de viaturas estacionadas, que se tratava do filme que a população poderá acompanhar quando as cenas de ação começarem a ser gravadas no Calçadão, fora da antiga agência bancária.
"O que está acontecendo?" - perguntavam alguns preocupados, pensando que algum caso policial estivesse acontecendo hoje. Mas logo alguém já informado explicava se tratar de um filme sobre o assalto histórico e algumas pessoas até relatavam o que viram presencialmente, em 1987, quando tudo aconteceu.
As primeiras cenas internas estão sendo gravadas num prédio de dois andares em frente à antiga agência do Banestado, totalmente restaurada para o filme dirigido por José Eduardo Belmonte. No local, até a logomarca do banco está volta.
MURILO BENÍCIO COMO PAULÃO
Um dos atores mais aguardados na cidade é Murilo Benício que deverá interpretar o repórter Paulo Ubiratan - o Paulão - que trabalhava na Folha de Londrina no período e se ofereceu para embarcar no ônibus exigido pelos assaltantes para levar reféns na fuga após o assalto.
Outro ator aguardado é Christian Malheiros que deverá interpretar Moreno, o chefe do bando que praticou o assalto e caiu nas graças da população devido ao seu imenso carisma. Mulheres de Londrina se declararam apaixonadas por ele na época.
UM LIVRO, UM FILME
Baseada no livro de Domingos Pellegrini "Assalto à Brasileira", a história foi adaptada para o cinema pelo roteirista L.G. Bayão. Um grande elenco de figurantes foi contratado em Londrina para as cenas da aglomeração de populares em frente ao banco durante o assalto.
Londrina, que já se firmou nacionalmente como um polo de cinema, tem uma uma produtora local, entre outras, que fez as contratações dos figurantes de idades e tipos diferentes.
O filme tem o apoio da Folha de Londrina que recebeu o diretor e sua equipe na redação para conhecer o acervo de reportagens e fotos do assalto registrado espetacularmente pelo jornal que, na época, teve seu repórter Paulo Ubiratan, que cobria o setor policial, como um dos protagonistas das ações que se desenrolaram no banco.
"Assalto à Brasileira" é uma coprodução entre a +Galeria, a Santa Rita Filmes e o Grupo Telefilms, o filme ainda não tem data de estreia.