Celebrando os 71 anos de vida de Arrigo Barnabé e as sete décadas de inauguração do Teatro Ouro Verde, a programação da 3ª edição do projeto Circulasons será encerrada neste sábado (1º). O evento que promoveu uma semana inteira dedicada à obra do cantor e compositor londrinense levará ao palco uma versão inédita do repertório de "Clara Crocodilo", seu disco de estreia. A apresentação acontece às 20 horas, no Teatro Ouro Verde e contará com arranjos da banda Aminoácido e com participações especiais da cantora Tetê Espíndola e do próprio Arrigo.

LEIA MAIS:

Sonoridades: pop, pagode e MPB estão entre os lançamentos

Projeto circulasons promove Semana Arrigo Barnabé

Primeiro álbum de Arrigo Barnabé, "Clara Crocodilo" foi lançado em 1980 e celebrado pela crítica como a maior novidade surgida na música popular brasileira desde a Tropicália pela fusão entre música popular urbana e música erudita contemporânea. Considerado o marco inicial do movimento Vanguarda Paulista, o repertório do disco autoral ganhou novos arranjos na releitura que será feita em Londrina pela banda Aminoácido.

Assim que a curadora do circulasons fez o convite, em 2020, a banda recebeu as partituras feitas para orquestra e iniciou os trabalhos de adequação e arranjo. Criada em 2017 a Aminoácido é formada por Thiago Franzim (guitarra/voz), Cristiano Ramos (guitarra/voz), Lugue Henriques (baixo), Fábio Tanaka (sax/synth) e Clara Striquer (voz). O grupo mergulha no humor e no nonsense como meio de transgressão de gêneros musicais que você já conhece, como o rock, funk, jazz e pop.

Tetê Espíndola, a grande intérprete da valsa “Londrina” também estará no show que traz arranjos inéditos para o repertório de Clara Crocodilo
Tetê Espíndola, a grande intérprete da valsa “Londrina” também estará no show que traz arranjos inéditos para o repertório de Clara Crocodilo | Foto: Arnaldo Black/ Divulgação

“O Arrigo deixou muito aberto para sugerirmos versões do que a gente curte. Nossa expectativa está lá em cima. Estamos muito emocionados e honrados em fazer parte desse momento. O Arrigo e a Tetê são dois artistas, grandes ícones da música, e estar com eles tem um peso enorme para nossa carreira e trajetória”, contam os músicos Thiago Franzin e Cristiano Ramos.

“Acho que vai ser uma coisa bem legal, porque a banda Aminoácido é espetacular. Estou muito contente com o que eles fizeram. Vai ser emocionante”, afirma Arrigo Barnabé. Além do entusiasmo com os arranjos criados pela banda londrinense, o homenageado ressalta outros elementos que tornam ainda mais emocionante o resgate do show que marcou sua estreia na música brasileira. Uma delas é a presença de uma antiga parceira de arte, a cantora, compositora e instrumentista Tetê Espíndola. Ela fará uma participação especial, homenageando a obra de Arrigo Barnabé com algumas de suas valsas especiais.

“Será um momento totalmente íntimo da musicalidade dele. Tudo começou quando o Arrigo me convidou para interpretar no MPB Shell em 1981, a valsa “Londrina”. A partir daí eu nunca mais deixei de cantar essa música. Eu sempre achei Londrina uma cidade muito bonita, com muito verde então agora, voltando para participar do projeto circulasons, estou animada e muito agradecida pelo convite”, revela a cantora.

Outro ponto importante é o fato do show ser apresentado no palco do Teatro Ouro Verde, que foi inaugurado com Arrigo tinha apenas um ano de idade. “A primeira vez que fui ao cinema foi no Ouro Verde. Nossa tia nos levou – eu e meu irmão Marcos – para uma matinada num domingo de manhã. Quando vi o rugido do leão da Metro, saí correndo. Devia ter uns 5 anos. Lembro que era um espaço público glamouroso, muito imponente. Mas tudo com uma proporção muito humana, muito feita pra pessoa se sentir acolhida. Fico muito contente de estar acontecendo nesse cinema essa mostra que reuniu filmes em que participei como ator ou nas trilhas sonoras”, comenta sobre a homenagem feita a sua obra pelo projeto circulasons.

“Estou contente e muito emocionado com a homenagem. Estávamos programando uma comemoração no meu aniversário de 70 anos em 2021, mas a pandemia adiou o projeto. A Janete sugeriu aproximar as duas celebrações com este evento”, completa o compositor.

Curadora e idealizadora do projeto, Janete El Haouli afirma que o encontro de Arrigo, Tetê e a banda londrinense Aminoácido encerra a edição especial do circulasons de forma muito especial. “Clara Crocodilo é uma obra marcante, que representa um momento muito importante da música brasileira. Espero que os ouvidos atuais estejam calibrados para a escuta. Que essa música nos toque, que nos faça refletir. A música, e essa em especial, pede uma escuta ativa, criativa e poética”, enfatiza.

A apresentação do show "Clara Clocodilo" encerra a programação da Semana Arrigo Barnabé, que teve início na segunda-feira (26) e contou com mostra de filmes, palestras, lançamento de livro e bate-papo em torno da obra do artista. “Arrigo Barnabé é um dos compositores mais inovadores, mais criativos, instigantes e inventivos que temos no Brasil. E para comemorar os 70 anos do Ouro Verde, o circulasons quis presentear Londrina, a UEL e me pareceu totalmente adequado celebrar com esta homenagem ao Arrigo”, comenta Janete El Haouli.

Criado para trazer para a cidade músicos brasileiros reconhecidos internacionalmente, o circulasons é uma realização da Toca Arte Ação Criação, com produção de Fabricio Polido e Janete El Haouli. O projeto já trouxe para Londrina nomes como Livia Nestrovski, Ná Ozzetti, José Miguel Wisnik, Grupo Mawaca, Egberto Gismonti, Duo Gisbranco, Badi Assad, Arnaldo Antunes, entre outros expoentes da música brasileira. Convidado do projeto em 2019, Arrigo Barnabé apresentou no Teatro Ouro Verde um show interpretando apenas músicas de Roberto Carlos.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

Circulasons – Show Clara Crocodilo, com Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola e a banda Aminoácido

Quando - Sábado (1º), às 20 horas

Onde – Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quanto – R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)

Ponto de venda - Plataforma Sympla

Imagem ilustrativa da imagem Clara Crocodilo ressurge no palco nos 70 anos do Ouro Verde
| Foto: Gustavo Padial/ Folha Arte

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link