Inaugurado em 1952, o Teatro Ouro Verde completa 70 anos no próximo dia 24 de dezembro. O aniversário de sete décadas de existência do edifício histórico está sendo celebrado na terceira edição do projeto circulasons. Integrando a programação do evento, nesta quinta-feira (29), às 16 horas, a profª dra. Juliana Suzuki ministra a palestra “Esplendor, cinzas e ressurgimento: A trajetória do Cine Teatro Ouro Verde”. A atividade será realizada no próprio teatro, com entrada gratuita.

LEIA MAIS:

Mostra gratuita destaca conexões cinematográficas de Arrigo Barnabé

Livro infantil trata de pessoas diferentes, crianças iguais

Doutora pela FAUUSP e professora do curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá e da UEL, Juliana Suzuki apresentará o projeto da edificação do teatro, além de relatar a trajetória da construção e seu uso ao longo dessas sete décadas. Características físicas, espaciais e estéticas, que tornaram o edifício um dos mais importantes exemplares da arquitetura moderna no Paraná também serão abordadas.

A convidada falará ainda sobre o papel do Cine Ouro Verde como exemplar fundamental para a história da cidade, bem como para os londrinenses, justificando sua reconstrução após o incêndio de 2012. A apresentação prossegue com retorno do Ouro Verde à paisagem de Londrina, em sua reinauguração, em 2017.

“O Ouro Verde integra um conjunto de obras projetadas por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi em Londrina, na década de 1950. Do ponto de vista arquitetônico, materializa o desejo da sociedade londrinense de inserir-se em um cenário nacional de modernidade, ou seja, demonstrar que a cidade estava alinhada com o espírito progressista da época”, reforça Juliana Suzuki.

Artigas e Cascaldi projetaram vários edifícios públicos e privados na cidade de Londrina e no estado de São Paulo. Nascido em Curitiba João Batista Vilanova Artigas (1915 – 1985) era formado em engenharia e arquitetura pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Sua obra é associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista. É considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo pela importância que teve na formação de toda uma geração de arquitetos. Ex-aluno de Artigas na Politécnica, Carlos Cascaldi (1918 - 2010) tornou-se sócio do escritório de seu professor nos anos 1950.

Serviço:

circulasons

Palestra “Esplendor, cinzas e ressurgimento: A trajetória do Cine Teatro Ouro Verde”, com a profª dra. Juliana Suzuki

Quando – Quinta-feira (29), às 16 horas

Onde – Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link