Vencedora da 62º edição do Prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano, Cida Pedrosa foi a primeira mulher pernambucana a se destacar no mais importante prêmio da literatura Brasileira. A premiação foi conquistada em 2020 com “Solo para Vialejo” (Cepe Editora), obra na qual a poeta faz uma viagem do mar ao sertão, encontrando sua ancestralidade em Bodocó, cidade onde nasceu.

Acreditando que poesia e política são indissociáveis, no mesmo ano em que se consagrou como escritora foi eleita vereadora da Câmara Municipal do Recife, pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B). “Tem gente que acha isso péssimo. Que a poesia não se presta a isso. Mas, para mim, minha poesia tem função social. A diferença é que eu não sou panfletária. Panfleto é panfleto, poesia é poesia”, afirmou em algumas entrevistas.

Nesta sexta-feira (13), a premiada autora pernambucana participa da programação da 17º edição do Londrix ministrando a palestra “Poesia e Política”. O evento será realizado às 19 horas, com mediação do professor Frederico Fernandes, curador do festival. A convidada, que já publicou dez livros, falará sobre a atuação das mulheres na literatura e na política. Após a palestra, haverá o lançamento dos livros “As Filhas de Lilith”, “Gris” e “Solo Para Vialejo”, todos de autoria de Cida Pedrosa.

Leia mais: As muitas mortes de Marilyn Monroe

Na sequência, às 20 horas, acontece o debate “Experiências em Literatura, Livros e Leitura”, com participação de Felipe Melhado, Luiz Felipe Leprevost e Pablo Blanco e mediação do jornalista Antônio Mariano Júnior. A conversa vai girar em torno da literatura londrinense, a arte de confeccionar livros e o cotidiano das bibliotecas.

EVENTO INFANTIL

A programação do Londrix nesta sexta-feira (13), às 14 horas, será aberta com a oficina “Um Olhar Infantil e Inclusivo pela Literatura de Cordel”, destinada à faixa etária entre seis e 12 anos. Ministrada pelo professor João Marcos Brandet, a atividade é gratuita e acontece no Museu Histórico. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].

A proposta é estimular as crianças à criação e à interpretação de poemas de cordel utilizando a língua portuguesa, a língua brasileira de sinais ou outra forma de expressão. Para isso, os participantes terão uma aula sobre a literatura de cordel onde serão instruídos sobre as características e outras informações necessárias para o desenvolvimento deste gênero literário popular. Após a produção dos próprios poemas, as crianças farão desenhos relacionados ao que escreveram. O passo seguinte é a interpretação das respectivas obras. Será fornecido material direcionado ao público com deficiência visual, auditiva e neuromotora.

Serviço:

17º Festival Literário de Londrina – Londrix

Quando – Sexta-feira (13)

14h - Oficina Infantil “Um Olhar Infantil e Inclusivo pela Literatura de Cordel”, com João Marcos Brandet

19h - Palestra “Poesia e Política”, com a poeta Cida Pedrosa

20h - Debate “Experiência em Literatura, Livros e Leitura” com Felipe Melhado, Luiz Felipe Leprevost e Pablo Blanco.

Onde - Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900 - Acesso pela Avenida São Paulo, em frente ao Terminal Urbano)

Entrada franca

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1