São Paulo - O primeiro dia de Carnaval de rua em São Paulo, nesta quinta-feira (21), sem a organização da prefeitura, trouxe um clima de apreensão e, ao mesmo tempo, de euforia por parte dos foliões. Em Pinheiros, um bloco não conseguiu reunir adeptos por volta das 13h.

Já o bloco Baco do Parangolé, que há oito anos toma conta dos arredores da praça Aureliano Leite, no bairro da Água Branca, contou com dezenas de pessoas animadas e fantasiadas em torno da banda.

"Isso, sim, tem clima de Carnaval. É uma festa com mais gente, blocos com cortejos e não tem aquele aspecto de evento fechado como ocorreu em fevereiro deste ano", disse a foliã Marcela Calif.

Uriama Toledo, que se diz rato do Carnaval, afirmou que estava realizado nesta quinta-feira assim que o Baco do Parangolé deu início ao cortejo. "Sou rato de Carnaval, o que teve em fevereiro foi angustiante. Desta vez, uma pena que a prefeitura não colaborou com a festa. Não teve esse apoio financeiro e de infraestrutura, segurança", diz Toledo, que levou o filho Martim, de 12 anos.

"Eu estava com medo de vir por causa da pandemia, mas como está melhorando resolvi me distrair, uma forma de esquecer um pouco o que passamos", falou Martin.

Pelos microfones, os organizadores pediam para que o público permanecesse somente na praça e evitasse, por exemplo, bloquear ruas e calçadas. Segundo Maria Laura Bertazzi, uma das responsáveis pelo Baco do Parangolé, o grupo contou com recursos próprios para contratar banheiros químicos e bancar gastos como serviço de limpeza e equipamento do som.

"Não sabemos quantas pessoas deverão participar. Esse bloco aqui existe desde 2014 e fecha as ruas ao redor da praça, mas muita gente ficou insegura, com medo de alguma intervenção", diz Maria Laura.

SOTAQUE PAULISTANO DOMINA BLOCO NO RIO

Rio de Janeiro - Saudosos do Carnaval que não aconteceu em fevereiro, paulistanos também buscam a folia no Rio de Janeiro. O sotaque dominou o bloco Amores Líquidos, que saiu às ruas desde as 7h desta quinta-feira (21) no centro carioca.

"Paulista quer Carnaval, sol e praia", resume a estudante de psicologia Marina Nascimento, 22, na fila do banheiro. O grupo veio em peso, aproveitando a casa de uma amiga que se mudou para a capital fluminense há pouco tempo.

"Pedi uma Skol Beats pá nóis", avisa aos amigos o seu colega Rodrigo Palomares, 26, que trabalha com tecnologia na capital paulista, na fila da mesma hamburgueria.

A festa foi fraca em São Paulo dois meses atrás, diz entre uma latinha e outra o administrador Pedro Hsia, 28, que ficou quase completamente isolado na pandemia. Por isso veio atrás das amigas que apostaram e curtiram nos blocos cariocas no outro feriado.

"A gente precisa curtir a vida, não dá mais para esperar. Sei que a vacina não impede a transmissão, mas impede que eu morra", afirma ele. Viajaram de ônibus durante a madrugada para chegar a tempo do bloco nesta quinta-feira.

"É o melhor carnaval", se empolga o administrador Bruno Sindicic, 30, que se deslocou nos dois feriados e festa vez alugou um apartamento com mais 15 amigos na zona sul.

LEIA MAIS

O que abre e fecha no feriado de carnaval de Londrina

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link