O Festival de Dança de Londrina convida o público para celebrar a vida dançando na tarde deste domingo (14). A festa a céu aberto contará com um cortejo coreografado que será puxado por trio elétrico às margens do Lago Igapó I. Doze alas coreográficas representando coletivos da dança, do teatro e do circo levarão para as ruas cores e movimentos da arte londrinense.

Leia mais: Caetano Veloso, 80 anos: a trilha sonora da minha vida inteira

O desfile sairá da sede da Funcart e seguirá até a barragem do lago. Os coletivos que formam as alas representam diferentes modalidades da arte do movimento – como balé clássico, dança de salão, hip hop, contemporâneo e danças tradicionais – além de outras linguagens cênicas e vilas culturais. Os grupos serão puxadas por um trio elétrico animado pela Orquestra Ouro Verde, banda cujo repertório de música brasileira vai do axé music ao samba rock.

A orquestra também vai executar uma canção-enredo chamada “Convite”, composta especialmente para a ocasião e para a qual os coletivos prepararam coreografias para serem realizadas simultaneamente durante o trajeto. Por meio das redes sociais, os grupos estão ensinando também os movimentos ao público para que ninguém fique parado durante o desfile. A letra e concepção do enredo é de Renato Forin Jr., com música de Diogo Burka (que também assina o arranjo) e Julio Anizelli (que realiza ainda a produção musical e de áudio).

A Orquestra Ouro Verde vai conduzir o cortejo artístico  que conta com doze coletivos de arte: domingo dos londrinenses será festivo
A Orquestra Ouro Verde vai conduzir o cortejo artístico que conta com doze coletivos de arte: domingo dos londrinenses será festivo | Foto: Divulgação

O tema escolhido para a extensão e, especialmente, para o cortejo tem relação com o momento histórico vivido pela humanidade. “Quando o Festival convida à vida é um chamado para um recomeço depois de uma pandemia que espalhou tanta morte, mas também para a vontade de potência da arte em um mundo anestesiado, que está mergulhado na cultura da morte e da desesperança”, explica Renato Forin Jr., curador e coordenador de comunicação do Festival.

“O evento já realizou desfiles em outras edições, mas desta vez a ocasião é especial: é uma grande festa de reencontro depois de um acontecimento que marcou nossa geração de forma indelével”, completa Danieli Pereira, curadora e coordenadora geral do Festival de Dança.

Ouça o refrão de Convite à Vida, música tema que será cantada neste domingo no cortejo do Festival de Dança

Participarão do cortejo a Academia de Danças Augusto Bogo; AlmA Brasil; Ballet Claudia Lima; Casa da Dança; Cia CLAC; Cia de Dança Carol Aleixo; Coletivo Funcionário Fantasma; Estranha Cia de Dança-Teatro; Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart); Lab Compani; PS Brasil e Usina Cultural. Os coletivos foram selecionados via edital. Cada um levará um estandarte que foi produzido dentro do projeto a partir de oficina com a professora e artista visual Marika Sawaguti.

O evento tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina por meio do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Conta com apoio da Casa de Cultura da UEL e da Rádio UEL e é parceiro do Bibliocircuito.

SERVIÇO:

Festival de Dança de Londrina - Cortejo coreográfico com trio elétrico (Orquestra Ouro Verde e coletivos artísticos)

Quando - Domingo (14), às 16 horas

Onde - Da sede da Funcart (Souza Naves, 2380) à barragem do Lago Igapó, pela Rua da Canoagem

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link link