Fazer escolhas significa ter liberdade e a maneira de se alimentar também está pautada em predileções, princípios, bem como restrições. Em janeiro, o portal Veganuary, organização de origem britânica, vai publicar conteúdos inéditos e exclusivos para que mais pessoas provem o veganismo e uma alimentação que faz bem para a saúde humana, dos animais e do planeta.

A campanha por um janeiro vegano em 2023 convida as pessoas no mundo todo a experimentar um mês comendo à base de plantas de forma simples, prática e com prazer - com o apoio de uma comunidade que fornece dicas, informações e suporte para todas as questões que possam surgir durante o caminho.

A apresentadora, atriz e influenciadora Hana Khalil, que se destacou na carreira artística criando conteúdo sobre o veganismo, é a embaixadora da edição de 2023 do Veganuary Brasil e declarou que é uma honra se somar ao movimento. "Tenho uma conexão absurda com Veganuary”, diz ela, que se junta ao time de embaixadores Veganuary no Brasil, ao lado de Xuxa, Luisa Mell, Derrick Green e no mundo, com Paul Mccartney, Alicia Silverstone e Joaquim Phoenix.

Quando Khalil começou a trilhar o caminho do veganismo, em 2016, encontrou apoio nos conteúdos produzidos por Veganuary, e, por suposto, no desafio de 31 dias veganos, que forneceu a ela todas as informações de que precisava para fazer a transição alimentar – excluindo carnes e outros derivados de animais e incluindo alimentos 'plant-based' – de forma saudável. De acordo com os inscritos nas edições anteriores de Veganuary, a melhora no humor, da qualidade do sono e da disposição física são alguns efeitos sentidos om as mudanças na alimentação.

O Clube Laguna, o primeiro clube de futebol no Brasil e segundo no mundo a adotar o veganismo literalmente reforça o time e convida a população a fazer a experiência. Sócios do Laguna, Andreia e Gustavo Nabinger explicam que planejaram os detalhes, começando pela alimentação 100% 'plant-based' oferecida aos jogadores e com um cardápio variado. “Terminamos o campeonato com uma lesão muscular no time todo apenas. Recuperação ótima pós jogos e treinos, desempenho ótimo durante os jogos, os jogadores terminavam inteiros”, afirma Andreia.

VEGANISMO CRESCE NO DELIVERY

Dados inéditos de uma pesquisa que o iFood realizou a pedido de Veganuary, mostram crescimento de pedidos de comida vegana e vegetariana; só até agosto deste ano, já foram feitos mais de 600 mil pedidos, com tendência de crescimento em relação ao ano passado.

Encomendada pela organização internacional de apoio e incentivo ao veganismo, a pesquisa extraiu dados exclusivos do iFood da base de clientes no Brasil inteiro sobre o consumo de comida vegana e vegetariana. Em 2021, foram feitos mais de 1 milhão de pedidos, e até agosto de 2022, a plataforma já contabilizou mais de 600 mil pedidos nessas categorias, o que demonstra tendência de crescimento ainda maior até o final do ano.

Entre as cidades com maior número de restaurantes estritamente veganos, segundo a plataforma, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte, respectivamente. Os itens mais pedidos nesses restaurantes são hambúrgueres, sanduíches, sobremesas (como bolos e tortas), comida japonesa e feijoada. “Esse alto consumo de comida vegana que estamos vendo no Brasil levará ao surgimento de uma oferta vegana maior e cada vez melhor, ajudando também mais pessoas a parar ou ficar sem consumir produtos de origem animal, dando um alívio ao planeta e seus habitantes”, comenta Maurício Serrano Palma, diretor de Veganuary na América Latina.

Em relação aos hábitos de consumo, os dias de semana na hora do almoço são os de maior movimento para as entregas de comida vegana. Em seguida estão os fins de semana na hora do jantar, os dias de semana também na hora do jantar, os fins de semana na hora do almoço e os dias de semana na hora do lanche.

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