| |

Folha 2 5m de leitura

As reinvenções do conto de fadas “A Roupa Nova do Rei”

Conto clássico de Hans Christian Andersen ganha dez versões diferentes dos escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta

ATUALIZAÇÃO
04 de abril de 2022

Marcos Losnak
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem As reinvenções do conto de fadas “A Roupa Nova do Rei”

Era uma vez um rei vaidoso e soberbo. Um rei que comandava um vasto império. Um belo dia dois vigaristas, disfarçados de alfaiates, oferecem ao rei a roupa mais bela do mundo. E o tecido continha um detalhe importante: parecia invisível aos olhos dos tolos.

Quando o traje ficou pronto, o rei saiu pelas ruas exibindo sua elegante nova roupa. Como ninguém queria parecer tolo, todos fingiram que o rei estava realmente usando uma linda vestimenta. Aplaudiam e elogiavam o rei em desfile.

Inesperadamente, no meio da multidão, uma criança faz a uma observação óbvia em voz alta: “O rei está nu!” Então, com inocência e sinceridade, a criança desmascarada todo fingimento e falsidade dos adultos.

Esta história, conhecida como “A Roupa Nova do Rei”, é um clássico conto de fadas criado pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 – 1875) dois séculos atrás.

Os escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta criaram 10 versões diferentes para o texto clássico no livro “As Novas Roupas dos Reis”.

Lançado pela editora Companhia das Letrinhas, “As Novas Roupas dos Reis” trata-se de um novo volume da coleção de literatura infantil “Fábrica de Fábulas” que, em seus 9 volumes, reconta e reinventa contos de fadas tradicionais com abordagens contemporâneas.

Com ilustrações de Daniel Araujo, os autores apresentam a história original diversificando tanto as características vaidosas dos reis quanto os mecanismos dos vigaristas. De um lado, nobres de dez regiões do planeta, todos soberbos e demasiadamente vaidosos. De outro, dois vigaristas ensaboados ludibriando reis e vassalos de todo o mundo. Mas sempre aparece uma criança para declarar em voz alta que o rei está nu.

Para desmascarar adultos e autoridades, nada mais adequado do que a sinceridade das crianças. 

.
 

Serviço:

“As Roupas Novas dos Reis”

Autor – José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta

Ilustrações – Daniel Araujo

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 48

Quanto – R$ 44,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS