Arte de Simone Bellusci recepciona a primavera
A exposição individual "Paisagens Aproximadas" pode ser visitada na Hangar 43 de 22 de setembro a 31 de outubro
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
A exposição individual "Paisagens Aproximadas" pode ser visitada na Hangar 43 de 22 de setembro a 31 de outubro
Walkiria Vieira - Grupo Folha
A primavera é uma estação singular e a partir de quinta-feira (22) a artista plástica Simone Bellusci inicia uma exposição individual na loja Hangar 43, trazendo ao público uma experiência por suas "Paisagens Aproximadas", título da exposição que conta com três séries de pinturas: "Espelho d’água", "Atlântica" e "Jardim de Mim." A curadoria é de Renato de Cara.
LEIA MAIS:
Udhi Jozzolino: cinco décadas de arte sem retoques
A série "Espelho d’-água' traz imagens em movimento e composições em que as formas se lançam para fora dos limites da tela. São galhos, folhas e pétalas que se alternam e se envolvem em paisagens interiores. Além de evocarem uma natureza viva e conflitante, colocam os opostos em movimento: o fogo e a água corrente", nas palavras do crítico André Camargo Lopes.
"Atlântica" é definida como "uma obra do acaso" por Simone. "Um encontro entre o espírito aberto da artista com o espaço, com a exuberância da Mata Atlântica", define de Cara.
Já a série "Jardim de Mim" surgiu durante o isolamento social recém-vivido pela pandemia, a série traz um alento e a homenagem àqueles que lutaram, seja na linha-de-frente da saúde seja com suas próprias vidas. "As tradições dos jardins existem desde sempre, incluindo aqui o paradisíaco Éden e os misteriosos Jardins Suspensos da Babilônia, que não se sabe se de fato existiram", diz de Cara.
Com uma trajetória de mais de quatro décadas, Bellusci vem desenvolvendo seu trabalho, principalmente de pintura, mas também em gravuras e desenhos. Seus trabalhos são de cores contrastantes, sobrepondo os elementos com pinceladas fortes e decisivas, entre reflexos e texturas naturais.
Em sua primeira individual em Londrina, a artista apresenta no espaço da Hangar 43 um recorte com mais de trinta pinturas, entre novos trabalhos e outros históricos. Sua carreira soma diversas atividades na área, entre formações acadêmicas, arte-educação, design gráfico, ateliês e acompanhamentos com nomes importantes do mercado.
Londrinense, Bellusci teve na infância aulas de arte com a artista plástica Udhi Jozzolino, o que foi decisivo para as suas escolhas nessa área. Mais tarde, entre 1978 e 1982, iniciou seus estudos em Arte no ateliê de Leticia Marquez. Formada em Artes pela Universidade Estadual de Londrina em 1984, participou de cursos de gravura como extensão universitária.
Graduada em Licenciatura Plena em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado(FAAP), em 1987, foi aluna e monitora de Claudio Mubarac, Mario Ishikawa e José Moraes. Entre 1986 e 1990, aprofundou seus estudos em Arte Contemporânea com Renina Katz, Maria Bonomi, Nuno Ramos, Paulo Monteiro, Carlos Evandro Jardim, Ubirajara Ribeiro, José Spaniol, Herman Takasei, Luize Weiss e Luiz Hermano. No mesmo período, contribuiu para a montagem da 19º Bienal de São Paulo.
Exerceu a função de arte-educadora entre 1987 e 1997. Entre 1994 e 2018, atuou como ilustradora para grandes editoras brasileiras. É autora do livro Arte para Educação de Jovens e Adultos, lançado em 2009, e do livro Artes para Ensino Fundamental 1, publicado em 2013, ambos pela editora FTD.
Serviço:
Paisagens Aproximadas - pinturas de Simone Bellusci
Quando: 22 de setembro a 31 de outubro.
Na abertura da exposição haverá um bate-papo com a artista e o curador às 18h30
Onde: Hangar 43 - Av. Maringá, 1750 - de segunda a sexta, das 9 à 18 horas.
...
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link