Do insight à obra concreta, conteúdo. A artista plástica e arte-educadora Udhi Jozzolino, 83 anos, representa parte da memória viva da arte londrinense. Suas obras, seus alunos e o seu encantamento pela expressão cultural são reconhecidos por gerações. Afinal, sua vasta e diversificada produção soma mais de meio século de história e até o dia 12 de setembro seu trabalho pode ser prestigiado na Galeria Mais Arte, na região sul de Londrina, onde é convidada de honra da exposição Coletiva Conexões.

Udhi Jozzolino: seu trabalho soma conhecimento, criatividade e técnica
Udhi Jozzolino: seu trabalho soma conhecimento, criatividade e técnica

O evento celebra os dois anos de atividade da galeria e tem a curadoria de Tâmara Carvalho. O coletivo de arte é ainda uma oportunidade para conhecer ou ver de perto os novos trabalhos de Alice Aroeira, Andery Neto, Carolina Kroff, Érico Gondim, Leopoldo Martins, Lucia Castanho, Marco Vinhal, Marilene Zancchett, Newman Schtuze, Nico, Renata Kendelman e Victor Hugo Porto.

Expositora efetiva da galeria, Marilene Zancchett é formada em Artes Visuais pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e frequentadora do Ateliê Livre de Arte Contemporânea Edilson Viriato por quase 20 anos, a catarinense Marilene Zancchett, possui mais de 50 participações em coletivas e salões de arte no Brasil e também na Espanha e na Argentina, muitos deles com menções honrosas e premiações. Zancchett trabalha com a técnica de óleo espatulado, com sombras, texturas e volumetria. Numa linguagem fácil, com a qual o espectador se identifica imediatamente, provocando o encantamento.

A ARTE DE UDHI

Além das exposições individuais e coletivas que consagram Udhi Jozzolino, o gosto por ensinar também é uma marca da artista plástica, que durante 25 anos atuou como professora em instituições de ensino do Estado como os colégios Marcelino Champagnat, Hugo Simas e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde deu aulas e respondeu pela coordenadoria do curso de Artes Plásticas.

Obras de Udhi Jozzolino podem ser vistas na exposição Coletiva Conexões: artista é um referência em Londrina há mais de cinco décadas
Obras de Udhi Jozzolino podem ser vistas na exposição Coletiva Conexões: artista é um referência em Londrina há mais de cinco décadas | Foto: Gustavo Carneiro

Natural de Pirangi-SP, seu nome de batismo é Lourdes Aparecida Jozzolino. E Udhi, apelido como era chamada pelo irmão, pegou. Tornou-se também sua assinatura e é assim que ela se apresenta e gosta de ser chamada. Em 1976, concluiu Licenciatura em Educação Artística na Universidade Estadual de Londrina e antes disso, no ano de 1963, fez Bacharelado e Licenciatura em Letras Neo-Latinas, na então Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, que mais tarde, deu origem à Universidade Estadual de Londrina. Em 1981 ingressou como docente na UEL. Encerrou as atividades em no Departamento de Artes da UEL - CECA, aposentando-se no ano 2000.

O tempo só reforçou o gosto pelas cores, pelas formas e enalteceu o valor da obra da artista, assim como os diferenciais de seus trabalhos. A criatividade, o conhecimento e a técnica mostram uma artista com identidade e uma relação íntima com a arte. Diante de cada tela, o amante das artes plásticas terá um tête-à-tête com criações que despertam para o belo, o criativo e também um caminho de reflexão, em um feliz encontro com o processo de criação e a evolução da artista que se tornou verdadeira cidadã londrinense.

As cores, as formas e as texturas são encarados com leveza por Udhi Jozzolino - que mantém uma relação liberta com a arte, sem importar rótulos em toda a sua trajetória. Nesta exposição que não é temática, o visitante terá diante de seus olhos um apanhado de trabalhos consagrados como as pinturas e os elaborados com colagem e técnica mista de colagem e pintura executados em papel por Udhi.

Imagem ilustrativa da imagem Udhi Jozzolino: cinco décadas de arte sem retoques
| Foto: Gustavo Carneiro

Serviço:

Exposição Coletiva Conexões

Quando: até 12 de setembro , de segunda a sexta, das 10 às19 horas; aos sábados das 10 às13 horas

Onde: Galeria + Arte - Alameda Santana Rubens Carlos de Jesus, 300 - sala: 6

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link