O pesquisador catalão Antoni Rossell está em Londrina para realizar o Colóquio "Poesia Oral no Medievo", promovido pelo Programa de Pós Graduação em Letras do CLCH - Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL.

O evento começa nesta segunda-feira (20) e segue até sábado (25), voltado a professores e estudantes interessados em cultura oral e medieval. O programa conta com palestras e concertos realizados no CLCH, na Divisão de Música da UEL (edifício Júlio Fuganti) e no Cine Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, n°85, Centro de Londrina).

LEIA MAIS:

A arte de perder e seus mistérios

A primeira palestra, nesta segunda-feira, será “Héroes medievales, viajeros intercontinentales: la literatura carolingia y su difusión intercontinental”, realizada na sala 110, às 16h. Na quinta-feira (23), ocorre a palestra “La lírica trovadoresca románica medieval y las Cantigas de Santa María de Alfonso X”, às 14h, na sala 105, no mesmo centro.

No sábado (25), a programação segue com um concerto didático: “Porque Trobar: Cantigas y trovadores”, que será realizado na Divisão de Música da UEL (na cobertura do edifício Júlio Fuganti, no centro de Londrina), às 16h; e “Porque Trobar: Cantigas y trovadores Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga”, apresentado no Cine Teatro Ouro Verde, às 20h.

O Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga está completando 25 anos de atividades em 2023.

TROVADOR

Rossell se define como "um trovador contemporâneo", ele é professor de Filologia Românica da Universitat Autònoma de Barcelona e diretor do Arxiu Occità (Institut d’Estudis Medievals, UAB). Também é membro do Conselho Editorial de diversas revistas na Espanha e no exterior. Intérprete de repertórios medievais, atuou como tenor e barítono, tem experiência como compositor e conta com participações em diferentes espetáculos de música contemporânea. Também é autor de livros e artigos, tendo gravado alguns álbuns, sobretudo de poesia e de música da época medieval.

As inscrições estão abertas e quem acompanhar o programa completo terá todos os ingressos gratuitos. Os ingressos só para o concerto no Ouro Verde custam R$ 10 (meia) e 20 reais e podem ser adquiridos pelo QR Code. Inscrições para o evento (palestras mais concertos) podem ser feitas aqui, até quinta-feira (23).

Ingressos para a palestra de sábado (25), às 16h, pelo QR Code:

Imagem ilustrativa da imagem Antoni Rossell traz a poesia medieval a Londrina
| Foto: Arte Folha

Ingressos para o concerto no sábado (25), no Cine Teatro Ouro Verde, às 20h, pelo QRCode a seguir.

Os ingressos também serão vendidos na bilheteria do Teatro Ouro Verde a R$20,00 (inteira) e 10,00 (meia entrada).

Imagem ilustrativa da imagem Antoni Rossell traz a poesia medieval a Londrina
| Foto: Arte Folha
Imagem ilustrativa da imagem Antoni Rossell traz a poesia medieval a Londrina
| Foto: Arte Folha
Imagem ilustrativa da imagem Antoni Rossell traz a poesia medieval a Londrina
| Foto: Arte Folha

* Com informações de COM/UEL