Imagem ilustrativa da imagem Amigos e familiares se despedem de Elza Soares
| Foto: Lucas Seixas / Folhapress
Amigos e familiares de despedem de Elza Soares no velório da cantora que está sendo desde o início da manhã desta sexta-feira (21), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A artista que tinha 91 anos morreu de causas naturais às 15h45 de quinta-feira (20), em seu apartamento localizado em Copacabana. A prefeitura da capital fluminense decretou luto oficial de três pela morte. O sepultamento está agendado para às 16 horas.

A caminho do sepultamento que acontecerá no cemitério Jardim da Saudade, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, o corpo da cantora seguirá em cortejo por ruas do centro da cidade natal da artista e passará pela Avenida Atlântica, em Copacabana, bairro onde ela residia há vários anos. O empresário da artista, Pedro Loureiro, comentou que Elza Soares pressentiu a morte momentos antes de falecer e disse a familiares que achava que ia morrer.

Com 34 discos lançados desde a sua estreia no mercado fonográfico, Elza Gomes da Conceição ficou conhecida em todo o Brasil com o samba "Se Acaso Você Chegasse", composto por Lupicínio Rodrigues e lançado por ela em 1959. A artista gravou seu primeiro álbum após participar de um programa de calouros apresentado na TV pelo compositor Ary Barroso. Além da voz marcante e suingada, Elza ficou famosa por sua atitude diante da pergunta do apresentador: "De que planeta você vem, menina?" a quem respondeu: "Do mesmo planeta que você, seu Ary. Eu venho do Planeta Fome”.

Ao longo da carreira, a artista gravou diversos estilos musicais, passeando pelo samba, jazz, música eletrônica, hip hop e funk. Escolhida a Cantora do Milênio pela BBC de Londres em 1999, Elza conquistou o Grammy Latino com o álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, lançado em 2015. Elza continuava fazendo shows até a chegada da pandemia de Covid-19. Durante o período de isolamento, realizou lives e gravou um novo álbum de estúdio que deve ser lançado ainda este ano. No último final de semana, a cantora se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo. O show foi gravado e dará origem ao lançamento de um DVD.

CANTORA era ligada a artistas londrinenses

Em 2014, Elza Soares foi um dos destaques da 34º edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). A artista carioca se apresentou no Teatro Marista como convidada especial da cantora londrinense Joyce Cândido.

Elza também foi uma das atrações da edição comemorativa dos 40 anos do Festival Internacional de Londrina, celebrados em 2008. Na ocasião, a cantora apresentou o show “Beba-me” dentro da programação do Cabaré do Filo.

Em 2015, a sambista gravou uma participação especial no CD “Férias em Videotape”, lançado nacionalmente pela cantora londrinense Simone Mazzer. Elza dividiu com a anfitriã os vocais da faixa “Essa Mulher”, composta pelo músico Bernardo Pellegrini, atual secretário municipal de Cultura de Londrina.

LEIA MAIS

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1