O Itaú Cultural realiza no dia 22 de junho (quarta-feira), às 17h, em seu canal no Youtube Itaú Cultural a live Ancestralidades Negras e Indígenas em Diálogo. Marcando o lançamento da Revista do Observatório 32, que, nesta edição traz a temática Perspectivas das Ancestralidades no Fazer Cultural, o encontro conta com a participação do líder indígena, ambientalista e filósofo Ailton Krenak e da poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins.

Krenak e Leda debatem assuntos abordados de forma ampla na revista, como as marcas profundas das desigualdades de renda e de raça no Brasil, a forma como essas diferenças impactam os setores culturais e artísticos no país e a mobilização dos movimentos negros e indígenas para estarem cada vez mais representados. A mediação é da escritora Ana Maria Gonçalves, integrante do conselho da plataforma Ancestralidades.

Tanto esta edição da revista, quanto a live acontecem em sinergia com Ancestralidades , lançada em novembro de 2021 em parceria entre o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal. Neste ambiente digital, voltado às heranças culturais do país, estão verbetes e textos reflexivos sobre o tema.

LEIA MAIS

Ailton Krenak é o "Intelectual do Ano"

A REVISTA

A edição 32 da Revista Observatório Itaú Cultural convida o público a imergir na discussão sobre de que forma as ancestralidades negras e indígenas incidem na gestão, economia e políticas culturais do país. Em formato virtual, a publicação conta com artigos, entrevistas em vídeo, ensaio artístico e serve de base para a próxima temporada do podcast Observe. O material completo está disponível no link

Imagem ilustrativa da imagem Ailton Krenak faz live sobre ancestralidades nesta quarta-feira (22)
| Foto: Itaú Cultural/ Divulgação

Entre os 10 artigos reunidos, são abordados temas como as evidências quantitativas das desigualdades raciais no setor criativo, os números da participação do funk e do rap na indústria cultural, a presença da juventude indígena nas redes para lutar por seus diretos, e as políticas públicas direcionadas à população negra e indígena.

Nas entrevistas em vídeo, quatro convidados respondem a pergunta: o que são políticas inclusivas e qual a importância delas para promoção da igualdade racial? São eles, a educadora, artista plástica e política brasileira Erica Malunguinho da Silva; o ator, iluminador, gestor e membro fundador da Companhia dos Comuns Hilton Cobra; a atriz pernambucana Naná Sodré, light designer e sócia fundadora do grupo de Teatro O Poste Soluções Luminosas; e o baiano Nell Araújo, gestor da Escola-teatro Jorge Amado, em Salvador.

Ao longo da revista, o público confere, ainda, uma série de ilustrações do artista multidisciplinar, ilustrador, escritor, designer e pesquisador Mauricio Negro. Feitas em formato analógico, tradicional e artesanal, elas ligam as seções da publicação, buscando conexões e a sintonia entre as camadas das imagens originais com as reflexões e perspectivas da publicação.

Por fim, esta temática guiará, ainda, a terceira edição do podcast Observe de julho. Composta por três encontros, a nova temporada receberá a performer Rafael Bqueer e o artista visual Denilson Baniwa para falarem sobre Arte e cultura – conceitos em revisão. A artista plástica Renata Felinto e a educadora, artista e pesquisadora Naine Terena abordam a Mediação cultural na construção de pontes; e a estilista e produtora de moda Maiwsi Ayana e a relações públicas Tamiris Coutinho, tratam de Moda, Funk e Identidade – a cultura negra periférica como resistência e mercado.

(Com assessoria de imprensa)

SERVIÇO

Ancestralidades Negras e Indígenas em Diálogo

Live de lançamento da Revista do Observatório 32

Com Ailton Krenak e Leda Maria Martins.

Mediação: Ana Maria Gonçalves

Dia 22 de junho (quarta-feira), às 17h

Ao vivo, pelo Youtube do Itaú Cultural

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: Livre

Revista Observatório 32: Perspectivas das Ancestralidades no Fazer Cultural

Disponível aqui