A literatura ganha destaque em Londrina através de dois grandes eventos promovidos na cidade. Lançamentos de livros de autores locais, contação de histórias, shows e apresentações teatrais voltadas ao público infantil integram a programação da Festa do Livro que está sendo realizada durante todo o mês de abril pelo Sesc Cadeião Cultural. Na sequência, acontece a 17ª edição do Festival Literário de Londrina – Londrix, que reunirá escritores londrinenses e nacionais entre os dias 9 e 15 de maio, no Museu Histórico.

"O mês de abril nos traz diversas datas de celebração ao livro, à formação de leitores e autores e à educação. A citar o Dia Internacional do Livro Infantil (dia 2); Dia Nacional do Livro Infantil (18); Dia Nacional da Biblioteca (9); Dia Mundial do Livro e Dia dos Direitos do Autor (23); e Dia da educação (28). Então, pensar uma programação que marque dias como estes são de extrema importância para qualquer cidade ou instituição, sobretudo em momentos tão complicados para nossa cultura”, destaca Samantha Abreu, organizadora da Festa do Livro do Sesc Cadeião Cultural.

O evento teve início no começo do mês. Dentre os próximos lançamentos agendados está o romance “Vitória”, de Moacyr Eurípedes Medri, que será lançado na próxima terça-feira (19), às 19 horas. O livro é ambientado na década de 1970 e narra a jornada de uma órfã que passará por inúmeros obstáculos, muitos deles provocados por quem ela menos espera. O autor é biólogo, com carreira acadêmica nas universidades estaduais de Londrina e Maringá. Lançou seu primeiro livro de contos em 2010 e, desde então, não parou mais de se dedicar também à carreira literária. Entre suas obras, escreveu “Da cor da terra, “Cheiro de chuva”, “Travessia: a felicidade não mora ao lado” e “Pedras, paus & pétalas”.

Na quarta-feira (20), às 19 horas, acontece o lançamento do livro “O Último Pau de Arara”, de Jotabê Medeiros. A obra conta a saga da família do próprio autor que, na década de 1960, migrou do sertão da Paraíba até o norte do Paraná viajando na carroceria de um caminhão - o famoso pau de arara. Para além de mero relato autobiográfico, o livro é um retrato de um Brasil profundo, pouco visto ou lido, e traz ainda uma singular imagem do norte do Paraná nas décadas de 70 e 80 - de Cianorte, cidade onde o autor passou sua infância, e também de Londrina, onde estudou Jornalismo. Formado pela UEL, Jotabê Medeiros é autor da biografia Belchior – Apenas um rapaz latino-americano (2017), "Raul Seixas – Não diga que a canção está perdida, a história do pioneiro do rock brasileiro, o baiano Raul Santos Seixas” (2019) e “Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha” 2021.

.
. | Foto: iStock

No dia 23, às 16 horas, acontece o lançamento do livro “24H em casa, E agora? Reflexões em tempos de pandemia”, da psicopedagoga e escritora londrinense Marisa Iaros. Encerrando a programação do evento, no dia 28, às 19h30, Herman Schmitz, ministra a palestra “Como a ficção científica pode colaborar no ensino de ciências”. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, o escritor é autor do livro de poesia “Os Maracujás” e da coletânea de contos de ficção científica “Terrassol”.


Leia mais: Seo Celso: a trajetória de um homem incansável

Samantha comenta sobre a valorização de autores locais dentro da programação do evento. “Londrina é uma cidade que sempre teve muita efervescência cultural, sempre exportou artistas e grandes escritores. Por isso, resolvemos valorizar essas datas evidenciando nossa produção local, casando com assuntos que também fazem parte do rizoma que é o processo de leitura: a criação do autor, a produção das obras, a formação de leitores desde a infância e na escola. Além de valorizar o que se faz em nossa cidade, ainda queremos preparar os leitores do futuro”, enfatiza.

A técnica de literatura do Sesc Cadeião Cultural destaca que Londrina possui uma produção literária invejável. “Desde janeiro, em que começamos calmamente a retornar com os encontros e atividades culturais, temos tido uma média de quatro a cinco lançamentos de livros por mês, fora os que acontecem em outros pontos da cidade. Isso é muito legal. Temos atualmente editoras fazendo trabalhos incríveis como a Madrepérola e o Grafatório, além do selo Risco Impresso, que é voltado para os quadrinhos e artes visuais, mas tem produzidos livros super artísticos. Os autores londrinenses têm encontrado muito apoio nesse trabalho editorial. Conheço grupos que têm feito parcerias ricas entre escritores e artistas visuais, poetas e músicos, ou seja, além de intensa e numerosa, temos uma produção diversa e pulverizada pela cidade em diferentes grupos”, conclui.

LondriX RETOMA AS ATIVIDADES PRESENCIAIS

O Festival Literário de Londrina – Londrix chega à sua 17ª edição trazendo grandes escritores brasileiros à cidade entre os dias 9 e 15 de maio. O evento será realizado no Museu Histórico de Londrina e terá entre os convidados Cida Pedrosa, Cristiane Sobral, Luna Vitrolira, Paulo Scott, Joca Reiners Terron e Luiz Felipe Leprevost, além de autores locais. A programação conta com 30 lançamentos de livros, shows, performances, feira de troca de livros, feira de livros com descontos, contação de história, oficina, quitutes e discotecagem.

Entre os autores londrinenses convidados estão Danilo Neiva, Eduardo Baccarin Costa Lucas Turino, Felipe Melhado Jardel Dias Cavalcanti, Luan Valero, Maurício Arruda Mendonça. “Estabelecido no calendário nacional como um dos importantes eventos literários nacionais, o Londrix vem contribuindo para efetivar ações que reafirmem a leitura e a literatura, não apenas em uma dimensão educacional, mas também, em uma perspectiva cultural, em suas três dimensões: a cultura como valor simbólico, a cultura como direito de cidadania e a cultura como economia”, destaca Chris Vianna, produtora cultural e diretora do evento.

Serviço:

Festa do Livro do Sesc Cadeião Cultural

Quando - Até o dia 30 de abril

Onde – Rua Sergipe, 52

Gratuito

*A programação completa do evento pode ser conferida no site www.sescpr.com.br/2022/03/sesc-cadeiao-cultural

Serviço:

17º Festival Literário - Londrix

Quando – De 9 a 15 de maio

Onde – Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link