Diz a sabedoria popular que a felicidade está nas pequenas coisas. Os grãos, tão miúdos por sua vez, são alimentos que servem para confirmar esse pensamento. De tão poderosos alguns são até chamados de grãos da felicidade, dada sua eficácia comprovada cientificamente. Um exemplo é o grão de bico: é rico em nutrientes, ajuda a manter a saciedade, é rico em proteína vegetal, ajuda a manter o peso sob controle e a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, faz bem para a digestão e protege contra doenças crônicas e contém triptofano.

De acordo com a nutricionista especializada em Nutrição Clínica Funcional, Panmella Rodrigues, triptofano é uma aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com algumas vitaminas e minerais para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e humor. "Conhecido como a sensação de bem estar e sensação de estar apaixonado. Além disso, contribui para o crescimento muscular, previne e ajuda no tratamento da depressão e diminui o estresse." Há ainda outras fontes ricas em triptofano, ela dá a dica: "Peixes, ovo, nozes, castanhas, lentilha, soja, semente de abóbora, linhaça, aveia, arroz integral, queijo, banana e o mais queridinho, o chocolate amargo", acrescenta. Veja mais receitas no instagram da nutricionista: nutripanmellarodrigues.

Em sopas ou saladas, a lentilha é um dos alimentos que proporcionam bem estar
Em sopas ou saladas, a lentilha é um dos alimentos que proporcionam bem estar | Foto: iStock

Lentilha com bacon

Ingredientes: 1/2 kg de lentilha; 260 g de bacon;Sal com moderação; Pimenta; Tempero a gosto; Alho; Óleo

Preparo: Deixe a lentilha de molho por algumas horas, cozinhe a lentilha, pode ser na pressão,

reserve. Pique o bacon em pedacinhos bem pequenos, refogue até dourar, acrescente o alho picado, refogue mais um pouco.

Não deixe o bacon fritar muito para não ficar duro. coloque a lentilha e acrescente os temperos a gosto deixe refogar ate ficar com caldo grosso.

Salada de lentilha

200 g de lentilha cozida al dente;1 tomate grande sem sementes bem picado; 1/2 pimentão amarelo pequeno bem picado

1/2 cebola pequena bem picada; 1 colher (café) de açafrão; salsinha e cebolinha; pimenta-do-reino moída, orégano,

1 colher (chá) de c ou a gosto, limão e azeite a gosto; sal com moderação e 1 folha de louro pequena.

Preparo:Lave a lentilha e deixe de molho com água de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra a água da lentilha e reserve.

Leve uma panela ao fogo com 1/2 litro de água, a folha de louro, 1 pitada de sal e deixe ferver. Coloque a lentilha e quando levantar fervura deixe por mais 2 minutos. Apague o fogo, tampe a panela e deixe amornar.Escorra a água e despreze a folha de louro. Coloque a lentilha em uma vasilha e junte o restante dos ingredientes. Misture bem e sirva fria.