'A Chinesa' encerra a Mostra Godard neste sábado (19)
Em versão restaurada, filme marca a fase política do pioneiro da Nouvelle Vague e encerra a mostra, que teve início em julho
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
Em versão restaurada, filme marca a fase política do pioneiro da Nouvelle Vague e encerra a mostra, que teve início em julho
Pamela Destacio/ Estagiária
A Mostra Godard, promovida pela produtora Kinopus e o Espaço Villa Rica, se encerra neste sábado (19) com a exibição do filme A Chinesa (La Chinoise, 1967), de Jean Luc-Godard, às 15 horas. O longa-metragem fecha o evento que teve início no dia 22 de julho e apresentou outras quatro cópias restauradas da década de 60 do cineasta franco-suíço no Cine Teatro Villa Rica.
Leia mais:
Londrina recebe mostra com cópias restauradas dos filmes de Godard
Mostra Godard atrai bom público em Londrina
Em uma adaptação livre da obra "Os Demônios" (1872), de Dostoiévski, o filme apresenta a protagonista Veronique, uma estudante francesa de filosofia que se junta a amigos em uma república para debater temas políticos e sociais durante as férias de verão. Envolvidos com diferentes correntes ideológicas e motivados pela teoria revolucionária de Mao Tsé-Tung, vão à luta para defender o que acreditam ser justo e tentar aplicar o comunismo chinês na França, mesmo que, para isso, seja necessário utilizar terrorismo.
Investindo nos diálogos e na construção das personagens, com um toque de didatismo, o filme marca o início da fase política de Godard, quando ele adere ao maoísmo e abandona o circuito comercial, se dedicando a experimentações com um cinema mais crítico. O enredo retrata o fervor juvenil da época e antecipa os acontecimentos de maio de 68, marcado por intensas manifestações estudantis na França - mesmo período em que o Brasil recebeu o filme, mas enfrentou complicações com a censura da ditadura militar durante cerca de dois meses.
O drama, que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza em 1967, traz no elenco Jean-Pierre Léaud, Juliet Berto e Anne Wiazemsky, atriz alemã com quem Godard foi casado entre 1967 e 1979.
Após a exibição, haverá um bate-papo na Sala Londrina com Artur Ianckievicz, diretor e roteirista, e Bárbara Marques, pesquisadora de Literatura e Cinema, com mediação do cineasta Rodrigo Grota, idealizador do evento.
A Mostra Godard tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français, além do apoio cultural da Aliança Francesa de Londrina. Os ingressos possuem valor fixo de R$ 12, à venda no site do Villa Rica.
* Supervisão: Célia Musilli/ Editora
Assista ao trailer do filme:
SERVIÇO
Mostra Godard - A Chinesa (La Chinoise, 1967, 95 min)
Quando: sábado (19), às 15h
Onde: Cine Teatro Villa Rica (R. Piauí, 211)
Quanto: R$ 12, à venda na bilheteria local ou pelo site villarica.com.br/ingresso
Formato de exibição: DCP com legendas em português