Biógrafo de grandes nomes da música brasileira como Belchior, Raul Seixas e Roberto Carlos, Jotabê Medeiros participa da Festa do Livro do Sesc Cadeião Cultural nesta quarta-feira (20). O escritor e jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) promove uma sessão de autógrafos de seu mais recente livro "O Último Pau de Arara", publicado pela editora londrinense Grafatório Edições. No encontro, agendado para às 19 horas, o autor também conversará com o público sobre o tema “Biografia e Jornalismo Cultural”.

A ideia é abordar as diferenças e semelhanças entre uma atividade e outra, os limites éticos e formais de cada ofício, como uma experiência ajuda na outra e quais autores exploraram essas fronteiras com mais habilidade. "O contexto do jornalismo, na História recente do Brasil, esteve condicionado a um cardápio de escolhas da classe dominante. A biografia é uma atividade que tem o jornalismo em sua base. E o jornalismo, em toda sua extensão, contou as histórias que alguém queria que fossem contadas - por condicionantes diversos, que iam do gosto da elite às questões morais, às idiossincrasias de grupos de poder, de conveniências políticas. Bom, eu vou contar alguns casos que ilustram essas contingências e ilustrar como as biografias (numa época de expectativa de reparações de todo tipo) podem repor algum tipo de narrativa livre dessas amarras. Como resgatar personagens expurgados e reatar as pontas de nosso passado mais recente com alguma dose de delírio e alegria", comenta Medeiros.

Jotabê Medeiros: autor vai falar sobre como as biografias resgatam personagens expurgados e reatam as pontas de nosso passado com delírio e alegria
Jotabê Medeiros: autor vai falar sobre como as biografias resgatam personagens expurgados e reatam as pontas de nosso passado com delírio e alegria | Foto: Renato Parada/ Divulgação

Jornalista cultural com quase quatro décadas de experiência, Jotabê atualmente prepara uma biografia sobre o legendário Luiz Gonzaga. Paralelo a isso, tem trabalhado na divulgação de “O Último Pau de Arara”, obra lançada em 2020 na qual habilidades como biógrafo são voltadas para sua própria trajetória familiar. No entanto, a história ali narrada também comporta uma dimensão mais universal – como afirma Xico Sá na orelha do livro, trata-se de uma narrativa que “mostra como, de pau de arara em pau de arara, um país foi descoberto”.

A obra resgata a história de uma família de migrantes nordestinos que em um pau de arara desce para o Sul ou para o Sudeste do país, como muitos fizeram durante o século XX. Entre a biografia, a historiografia e o ensaio, o livro desenha os improváveis destinos dos membros daquele clã, que mais tarde se tornaria ainda maior, com 20 irmãos. A obra é, sobretudo, um exercício de admiração à figura de seu pai: um homem que hoje conta com 104 anos, dono de um ethos singular, violento mas com rompantes de ternura, capaz de atitudes súbitas e com um passado obscuro.

Leia mais: A literatura é destaque em Londrina em dois eventos

A entrada para o lançamento do livro e para a palestra com Jotabê Medeiros é gratuita. Na ocasião, o livro – uma edição especial impressa com xilogravuras – estará à venda com 15% de desconto, saindo por R$72. Todo o catálogo da Grafatório Edições também estará à venda com esse mesmo desconto, incluindo os títulos "No Fim da Infância", de Arrigo Barnabé; "Porque Eu Odeio", de Claude McKay; "Um Nome Escrito no Vento", de Ademir Assunção; "3 Palavras Só ou Quatro: às vezes mais", de Tomma Wember; e "Vou Lá e Faço: A Vida-Obra de Oswaldo Diniz", de Felipe Melhado, Gabriel Daher e Felipe Teixeira.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

Lançamento presencial do livro “O Último Pau de Arara”, de Jotabê Medeiros + palestra “Biografia e Jornalismo Cultural”

Quando - Quarta-feira (20), às 19 horas

Onde - Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52)

Entrada gratuita

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link