A Semana Nacional de Museus chega à sua 20ª edição promovendo diversas atividades em várias cidades brasileiras. Em Londrina, o evento terá início nesta segunda-feira (16) e se estende até o próximo dia 31. Focada no tema “O Poder dos Museus”, a programação conta com exposições, palestras, cursos, contação de histórias e apresentação artísticas, dentre outras atividades.

As ações voltadas ao público londrinense serão realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com parceria do Sesc Cadeião, Unifil e Museu Histórico de Londrina. O cronograma tem início nesta segunda-feira (16), com a exposição “A arte na Folha de Londrina – 1980 a 2010”, realizada no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL e com visitação aberta até o próximo dia 31, das 8h30 às 17h. A mostra conta com 32 imagens, incluindo ilustrações, charges, caricaturas publicadas pela FOLHA e produzidas por diversos artistas. Dentre eles Flávio Padovezi, Douglas Mayer, Beto, Eduardo Tadeu, Regina Menezes e Degar.

Na terça-feira (17), das 14h às 17h, será realizado curso sobre a organização de arquivos históricos, no Museu Histórico de Londrina, ministrado pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL. Das 15h45 às 17h45, acontece o encontro virtual “Poéticas”, com Cláudia Rezende, Fernanda Magalhães e Letícia Marquez, que falarão sobre a trajetória e contexto das mulheres nas artes. Esse evento terá transmissão online via Google Meet e pelo Youtube. Inscrições pelo site http://unifil.br/eventos.

A programação da 20ª Semana Nacional de Museus na quarta-feira (18) traz encontro virtual para discutir as histórias e memórias de Ibiporã, a partir da estação de trem e o papel da ferrovia no desenvolvimento da região durante os anos 1930-1960. Essa atividade será transmitida das 14h às 15h30. Na sequência, das 15h30 às 17h30, a conversa online será em relação aos museus em antigas estações ferroviárias e estações como lugares de memórias.

Uma visita monitorada ao Museu Histórico de Londrina está programada para quinta-feira (19), das 9h às 11h, quando haverá contação de história e bate-papo com o autor da obra “As aventuras do Gato Caixeiro no Museus”. À noite, a partir das 19h, será aberta a exposição de Gabriel Xè, Urbanícones 2, no Sesc Cadeião Cultural. Ainda na quinta (19), das 8h30 às 16h30, no Museu do Café em Ibiporã será exibido o documentário Contos e Causos “O Café e a Estação Ferroviária”, que também terá exibições na sexta-feira (20), no mesmo horário.

Uma apresentação do espetáculo “Qual a graça de Laurinda?”, do grupo Triolé será realizada na sexta-feira (20), às 14h, o Museu Histórico de Londrina. Às 19 horas, no Sesc Cadeião Cultural acontece a abertura da exposição “Mulheres do Mundo”, de Mariana Galera. Encerrando a agenda do dia, das 19h30 às 22h, o público é convidado a participar da “Noite do Chorinho”, no Museu Histórico, com apresentação de músicas e bate-papo com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini.

No sábado (21), o Museu Histórico de Londrina sedia o “Mulheraço”, uma tarde de atividades recreativas com mulheres da cidade, que será realizada das 14h às 18h. Às 16h, haverá contação de histórias com Palhaço Furebo, no Sesc Cadeião Cultural. E finalizando a programação da 20ª Semana Nacional de Museus, será lançado o livro “Publicidade Marginal – Funcionamento e Efetividade Argumentativa”, de Antonio Lemes Guerra Junior. O lançamento será no domingo (22), às 16h, no Sesc Cadeião Cultural.

Leia mais: Escritores londrinenses lançam livros

O cronograma conta ainda com uma exposição de gravuras do artista Lasar Segall que acontece no Museu Histórico de Londrina até o dia 2 de julho, além da Feira Itinerante Londrina Criativa, que estará no Museu Histórico nos dias 21 e 22, das 9h às 17h. A programação completa do evento pode ser conferida no Instagram @secretariadeculturalondrina.

Serviço:

20ª Semana Nacional de Museus

Quando – De 16 a 31 de maio

Programação completa no Instagram @secretariadeculturalondrina

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1