Com o fechamento das quartas de final do Campeonato Paranaense, o futebol do Paraná já tem definido os seus representantes na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro do ano que vem. Em sétimo lugar na classificação geral, o Londrina só jogará a Copa do Brasil em 2025 dependendo de uma combinação de fatores.

Jogadores do Operário comemoram o gol de Lucas Hipolito que levou o Fantasma para a semifinal do Paranaense
Jogadores do Operário comemoram o gol de Lucas Hipolito que levou o Fantasma para a semifinal do Paranaense | Foto: André Jonsson/OFEC

O último classificado para a semifinal do Paranaense é o Operário que, na segunda-feira (11) à noite venceu o Azuriz por 1 a 0, no Germano Krüger, e vai enfrentar o Athletico na semifinal. O primeiro jogo será sábado (16), às 16h, em Ponta Grossa. O outro confronto será entre Coritiba e Maringá, no domingo (17), às 19h30, no Willie Davids. Os jogos da volta agendados para os dias 27 e 28.

Leia também

"Foi uma tragédia e uma noite para esquecer", lamenta Ávila

Ávila rechaça terra arrasada após goleada e eliminação no Paranaense

Com isso, os representantes do Paraná, que tem direito a cinco vagas, na Copa do Brasil serão Athletico, Coritiba, Maringá, Operário e FC Cascavel, que terminou em quinto lugar na classificação geral. O Londrina foi o sétimo colocado, com 17 pontos, e está fora da competição nacional em 2025.

A única forma do Tubarão disputar a Copa do Brasil é no caso de abrirem mais duas vagas via Estadual. Para isso acontecer, o Athletico teria que se classificar para a próxima Libertadores via Campeonato Brasileiro ou terminar entre os oito primeiros do Nacional. Neste cenário, o Rubro-negro entraria direto na terceira fase da Copa do Brasil e abriria uma vaga para o sexto colocado do Paranaense, o Azuriz.

A outra vaga poderia ser aberta caso Coritiba ou Operário conquistem o título da Série B neste ano. Assim, o sétimo colocado do Estadual, o Londrina, herdaria a vaga para a Copa do Brasil.

Com a definição dos semifinalistas também, Maringá, FC Cascavel e Azuriz garantiram as três vagas do Paraná na Série D do Brasileiro de 2025. Maringá e Cascavel disputam a Série D este ano também e, caso subam para a Série C, abririam vaga para Cianorte e Andraus no ano que vem na quarta divisão nacional.