Para classificar, Londrina visita o Andraus na Vila Capanema
Tubarão precisa de um empate para confirmar sua vaga no mata-mata do Paranaense
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Tubarão precisa de um empate para confirmar sua vaga no mata-mata do Paranaense
O Londrina entra em campo nesta terça-feira (20) para tentar confirmar de forma antecipada sua classificação às quartas de final do Campeonato Paranaense. O time alviceleste enfrenta o Andraus, às 19h, na Vila Capanema, em Curitiba, em jogo válido pela 5ª rodada da competição, e garante vaga no mata-mata com um empate.
Líder do grupo A com dez pontos, único invicto da competição, além de ter o melhor ataque e a melhor defesa, o Tubarão encara o quarto colocado do grupo B. O Andraus soma uma vitória, um empate e duas derrotas e precisa reagir para se aproximar da classificação e se afastar da zona do Torneio da Morte, que definirá os dois rebaixados.
Para o confronto na capital, o Londrina não tem desfalques por lesão ou suspensão, mas não está descartada uma mudança na escalação em razão do desgaste físico. O Estadual chega ao quinto jogo em um intervalo de apenas 13 dias, o que acende o alerta para possíveis problemas musculares.
“Vamos entender com o pessoal da fisiologia e da preparação física, todos que dão suporte na recuperação, e vamos escutar também os atletas, porque eles têm muito a dizer. A palavra final acaba sendo do jogador. Temos um elenco pronto, e isso é o mais importante. Gostei das trocas. Toda hora perguntavam: ‘Eu? Mas estou bem!’. Só que eu quis rodar o elenco. Todo mundo está no processo e querendo jogar, sem desrespeitar ninguém”, afirmou o técnico Allan Aal.
O comandante também destacou o papel do grupo no desempenho recente. “Sabemos que não estamos 100% fisicamente ou taticamente, mas mentalmente estamos nos fortalecendo a cada jogo. O desempenho físico da equipe é muito grande, mérito de quem trabalha por trás, na recuperação, na alimentação, nos detalhes. Vamos ver como os atletas respondem para escolher o melhor, mantendo o nível de competitividade do Londrina. Acredito que esse seja o nosso diferencial.”
O treinador do Tubarão quer o time totalmente focado na vitória sobre o Andraus, mesmo que o empate já seja suficiente para garantir a vaga. Allan Aal ressaltou que gosta da “corda esticada” e trabalha para evitar que a vantagem na liderança se transforme em acomodação na reta final da primeira fase.
“Eu gosto de esticar a corda e tirar o jogador da zona de conforto, estimular essa competitividade interna. Isso é positivo para todos nós. A disputa pela posição é sadia, um respeita o outro. Também destaco os jogadores que não estão nem relacionados e seguem aqui acompanhando e torcendo. Futebol não se faz só com 11; o grupo é muito importante. E, com isso, os destaques aparecem naturalmente”, afirmou.
A tendência é de repetição da escalação, já que Allan Aal tem valorizado o entrosamento adquirido com jogos em sequência. Ainda assim, alguns pontos merecem atenção, como o lateral Kevyn, que disputou três partidas seguidas e ainda busca atingir o condicionamento ideal, e o volante André Luiz, pendurado com dois cartões amarelos.
Leia mais:
O Andraus chega pressionado e em busca de pontos contra o líder. A equipe de Campo Largo, que tem mandado seus jogos em Curitiba, volta a atuar como mandante após dois confrontos fora: empate por 1 a 1 com o Cascavel e derrota por 3 a 1 para o Foz do Iguaçu. Os destaques do time são o atacante Caio Cezar e os meias Felipe Valdívia e Thiago Primão. Para o duelo com o Londrina, o lateral-direito Cleiton está suspenso após ter sido expulso diante do Foz.

FICHA TÉCNICA
Andraus
Luís Carlos; Daniel Farias, Gabriel Recife, Kaká e Ronald Kauã (Tiago Brito); Caio Gomes; Caio Cezar, Felipe Valdívia, Thiago Primão e Lisboa; Lucas Bueno. Técnico: Claudemir Sturion
Londrina
Kozlinski; Maurício, Wallace, Yago Lincoln e Kevyn; André Luiz, Lucas Marques e João Tavares; Vitinho, Iago Teles e Bruno Santos. Técnico: Allan Aal
Árbitro: Murilo Ugolini Klein
Estádio: Vila Capanema, Curitiba (PR)
Horário: 19h
Onde assistir: Canal Goat (YouTube)


Matheus Camargo
Repórter de Esportes, com foco no Londrina Esporte Clube.





